Joaquim Fronza supera primeiros desafios da temporada 2025

Foto: Gilmar Rose
Representante de Bento Gonçalves no kartismo gaúcho participou de duas competições neste mês, uma delas em solo uruguaio
Evolução constante. Esta é a meta traçada por Joaquim Fronza (Patrocínios: Bertolini Transportes, Lojas Colombo, CNA – Bento Gonçalves, Embreagex, NetFar – Provedor de Internet e Prefeitura de Bento Gonçalves) para a temporada de 2025. E, após participar de duas competições, o kartista de 8 anos já demonstrou que tem tudo para alcançá-la.
A primeira foi na etapa de abertura da Copa São Paulo Light de Kart, disputada entre 6 e 8 de fevereiro no Kartódromo de Interlagos, na capital paulista. No tradicional circuito paulistano, o representante de Bento Gonçalves (RS) já encontrou seus primeiros obstáculos.
O piloto foi até São Paulo com um kart novo e sem ajustes. Além disso, não havia treinado na pista. “Ao contrário dos outros pilotos que residem em São Paulo e treinam lá”, lembra Rafael Fronza, pai do piloto.
Mesmo assim, o bento-gonçalvense não se intimidou. Marcou a segunda volta mais rápida na tomada de tempos. Só que outro revés surgiu: a troca de motor. Com isso, foi punido, tendo de largar na quarta posição.
Tudo parecia perdido quando, ainda na volta de apresentação da bateria 1, o adversário que ocupava a sexta posição tocou no gaúcho. A força do impacto o fez tocar no piloto da frente. Resultado: bico desarmado para o gaúcho. Cruzou a linha de chegada em terceiro, porém caiu para a quinta posição como punição pelo painel desarmado.
Na bateria seguinte, Joaquim Fronza largou na pole position, devido à inversão do grid entre os cinco primeiros da prova anterior. Dessa vez, mostrou sua habilidade e terminou em segundo. Na soma dos resultados, os segundo, terceiro e quarto colocados tiveram os mesmos pontos. “Nessa competição, o critério de desempate é sempre a corrida 1”, explica Rafael. Dessa forma, devido à 5ª colocação, subiu ao pódio na quarta colocação.
Primeira experiência internacional
“O Joaquim está de parabéns, pelo esforço e resiliência.” É assim que Fernanda Gehlen, mãe do piloto, resume a participação do filho na 1ª edição do Campeonato Sul-Americano de Kart 4 Tempos, realizado entre 13 e 16 de fevereiro, em El Pinar, no Uruguai.
A fala orgulhosa tem três bons motivos: pela primeira vez, o kartista fez uma prova internacional, com um kart importado e pela categoria Cadete. Nas palavras da mãe: “A avaliação foi positiva”.
Com chassi Kart Republic chegando da Itália na semana da competição, Fronza conheceu o equipamento só no primeiro treino oficial e ainda se envolveu em um incidente com um adversário, mas sem danos.
No dia seguinte, a história mudou. Já se habituando ao traçado montado dentro do Autódromo VBF, piloto e equipe começaram a entender o que podia ser feito para melhorar o motor – como ajustes de carburação. Assim, Fronza melhorou seu ritmo, ao ponto de largar na 13ª posição na primeira bateria.
“Em cima desses primeiros dia e a dificuldade em enfrentar os pilotos de maior idade e experiência, achamos que seria um ótimo resultado andar entre os 10 primeiros”, confidencia Fernanda. Décimo primeiro na classificatória 1 e 12º na seguinte, tudo indicava que poderia ir um pouco mais além. E foi.
Na final, figurava na sexta posição quando um dos adversários o ultrapassou durante a bandeira vermelha, jogando o gaúcho para a 14ª posição. Mesmo assim, com o kart bem ajustado, conseguiu se recuperar e terminou em 8º. “Se tivéssemos mais um dia de treinos, ele poderia estar melhor posicionado”, avalia Rafael, pai.
Próximas competições
Agora, Joaquim Fronza aproveita para se preparar para os demais desafios da temporada. O próximo é dia 15 de março, quando ocorre a segunda etapa da Copa São Paulo Light. Ainda no mesmo mês, o piloto pretende fazer sua estreia com motores 2 tempos, na categoria Rotax Micro Max da Copa São Paulo Bradesco de Kart, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).
E, no embalo dos campeonatos internacionais, o bento-gonçalvense de 8 anos já tem participação confirmada no Campeonato Mundial de karts 4 Tempos, em Valência (Espanha), em parceria com outros kartistas brasileiros.