CBK define palcos da Copa Brasil e do Brasileiro de Kart

Foto: Cris Reis
Competições serão realizadas em Aracaju (SE) e em Penha (SC), respectivamente
Os kartistas brasileiros já podem começar seus planejamentos para as duas principais competições de kart nacional. Nesta quarta-feira (22), a Comissão Nacional de Kart (CNK) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou as sedes da 26ª Copa Brasil de Kart e do 60º Campeonato Brasileiro de Kart.
O Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), recebe a Copa Brasil entre os dias 23 de julho e 2 de agosto. Com 1,3km de extensão, o circuito inaugurado em 2025 receberá o certame pela segunda vez – em 2022, contou com 247 inscrições.
Conforme Kennedy Fonseca, presidente da Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), aquela ocasião forneceu muitos aprendizados para toda a região Nordeste. “É um kartódromo em que estamos no processo de homologação para sua internacionalização e essa Copa Brasil vai ajudar muito”, disse o dirigente.
Para atender a esse objetivo, Kennedy destaca que uma nova estrutura está em montagem, além de alteração na pista. Ao mesmo tempo, agradeceu ao apoio de Rubens Carcasci, presidente da CNK, e Giovanni Guerra, presidente da CBA, pelo fomento do kartismo na região. “Ele (Guerra) nos deu condições de trabalharmos pelo automobilismo em geral, não só o kart, e isso nos deixa muito satisfeitos e prontos para recebermos os pilotos de todo Brasil. Esperamos ter um número ainda maior do que a última Copa no Nordeste”, concluiu.
Brasileiro de Kart: Grupos 1 e 2 em um só local
Previsto para novembro, o 60º Campeonato Brasileiro de Kart reunirá os Grupos 1 (motores 4 tempos) e o 2 (motores 2 tempos) em um só circuito: o Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).
Inaugurado em 2011, o palco catarinense tem 1,2km de extensão e conta com uma das melhores estruturas do país. Tanto que já recebeu três edições do Brasileiro (2012, 2017 e 2021) além de duas da Copa Brasil (2019 e 2023). Ao mesmo tempo, detém o recorde de inscrições nestas duas competições – 545 no Brasileiro de 2021 e 418 na Copa de 2023.
Para Admir “Niki” Chiesa, presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), a escolha pelo kartódromo é reflexo do trabalho realizado pela gestão ao longo dos tempos. “Fico muito agradecido pela confiança da CBA por mais uma vez ter escolhido a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina para realizar os dois grupos do Brasileiro de Kart”, finalizou.
Conforme Carcasci, tanto o Emerson Fittipaldi quanto o Beto Carrero superaram as expectativas da entidade. “A primeira Copa Brasil em Aracaju superou nossas expectativas e temos certeza de que, com todas as melhorias para este ano, será ainda melhor”, disse, ressaltando o trabalho feito pela CNK para fortalecer o kartismo da região.
Sobre o circuito catarinense, acredita que a escolha permitirá mais competitividade com as novidades anunciadas pelo Regulamento Nacional de Kart (RNK) desta temporada. “Em virtude da introdução dos motores OK N no Brasil a partir de 2025, adotamos a estratégia este ano de ter os dois grupos numa mesma sede”, afirmou.
Em breve, a CBA também divulgará as datas e sedes dos Campeonatos Brasileiros de Kart Rotax e Endurance. Os campeonatos de kart organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo contam com o patrocínio do Banco BRB.
Com informações da Assessoria de Imprensa