Brasileiro de Kart: Paulínia encerra competições nacionais no ano

Kartódromo receberá o Grupo 3 da 59ª edição do certame, junto com as competições da Rotax e de Endurance

Kartódromo San Marino - Fábio Oliveira
Kartódromo San Marino recebe, pela primeira vez, uma edição do Brasileiro de Kart (Foto: Fábio Oliveira)

O Kartódromo Internacional de San Marino, em Paulínia (SP), entra para a história do kartismo nacional neste fim de semana. Pela primeira vez, realiza uma edição do Campeonato Brasileiro de Kart, revelando os campeões da maior competição do país no sábado (7). Ao mesmo tempo, marca o encerramento dos campeonatos nacionais na temporada.

Inaugurado em 2011, o kartódromo leva o nome do palco do último Grande Prêmio disputado pelo tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. E a escolha do local para sediar o último evento nacional do ano tem um ingrediente a mais: os 30 anos de morte de um dos maiores ídolos do automobilismo brasileiro.

Nesta edição, serão três Campeonatos Brasileiros de Kart ao mesmo tempo: o Grupo 3 da 59ª edição, com as categorias Shifter; a 8ª edição para karts empurrados com motores Rotax; e a 7ª edição do Endurance. Além disso, haverá uma exibição especial de Kart Vintage como uma de suas atrações.

Ao todo, 142 de pilotos de diversos estados do país, de Portugal, da Suíça e do Uruguai estão presente, em busca dos títulos das ategorias Shifter Graduado, Shifter Sênior, Shifter Super Sênior, Rotax Micro Max, Mini Max, Junior Max, Max, Max Master, DD2 e DD2 Master. No Endurance, disputado com motores de 4 tempos, serão premiados os campeões da categoria Cadete e os campeões da F4 no geral e na categoria Sênior.

Inscritos

Entre os inscritos, está o maior campeão nacional, o carioca Olin Galli, com 14 títulos no Brasileiro de Kart e que vai competir na categoria Shifter Graduado. A disputa também terá a participação de duas pilotas: Manuela Clauset (Rotax Júnior Max) e Giovana Marinoski (Rotax Max).

Outro nome de destaque no grid é o paulista Gaetano di Mauro, atualmente na Stock Car Pro Series e vencedor da última corrida, há duas semanas, em Goiânia (GO). Sete vezes campeão Brasileiro de Kart, di Mauro buscará mais um título, correndo na Endurance F4.

Com benefícios oferecidos pela CBA, também participam do Brasileiro de Kart Endurance, com equipes oficiais, as federações da Bahia (FAB), Mato Grosso do Sul (FAMS), Paraná (FPRA), Rio Grande do Norte (FPARN), Rio Grande do Sul (FGA), Santa Catarina (FAUESC) e São Paulo (FASP).

Karts Vintage têm 33 inscritos

Dentro das atividades do Brasileiro de Kart no Kartódromo San Marino, também haverá uma apresentação especial de Karts Vintage, organizado pela Comissão Nacional de Kart Vintage (CNKV) da CBA.

Com karts que fizeram parte da história da modalidade no país, os pilotos participarão de um treino livre na sexta-feira (6) e um “time attack” no sábado, para definir os vencedores. O evento contará com karts das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 e 33 pilotos inscritos.

Organizados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), os eventos terão suas Finais no sábado, com transmissão ao vivo no Youtube CBA BRKart, a partir das 9h20min, e entrada gratuita ao público.

Com informações da Assessoria de Imprensa