Brasileiro de Kart: Grupo 2 coroa Olin Galli como recordista do certame
Carioca conquistou os títulos da Graduados e da Sênior Pro, somando 14 Campeonatos Brasileiros até o momento
O Grupo 2 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, encerrado no sábado (16), entrou para a história do kartismo nacional. Foi nele que Olin Galli chegou ao seu 14º título de Brasileiros, ao vencer nas categorias Graduados e Sênior Pro, no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina (PR). Ao todo, foram 12 títulos em disputa no circuito paranaense.
Por falar em Paraná, os pilotos da casa também fizeram sua parte e faturaram a competição em cinco categorias. O evento também consolidou as categorias OK FIA Júnior e OK FIA, que tiveram bons grids e boas disputas.
Como foram as provas
Mini 2T
A criançada da Mini 2T deu início às finais, numa prova muito competitiva. O pole Davi Honório acabou superado nas primeiras voltas pelo mineiro Rafael Guimarães (Equipe: Speed Racing/Chassi: Kart Mini/Patrocínios: DCIT Tecnologia, Horta Lubrificantes, GR5 Rent a Car, Lattine Group e LMattos Distribuidora), que acabou levando seu primeiro título Brasileiro.
“Esse campeonato já é o terceiro Brasileiro que estamos fazendo. Todos trabalhamos muito essa semana”, revelou o atual campeão da Regional Cup Brasil.
Novatos
Na Novato, o paulista Victor Tieri (Equipe: SKM Racing/Chassi: CRG) não deu chance aos adversários. Venceu todas as classificatórias, Super Classificatória e liderou a final de ponta a ponta, conquistando seu primeiro título no Brasileiro de Kart. “Eu trabalhei muito por esse título. Só tenho que agradecer a todos que estavam envolvidos e vamos vir mais fortes no próximo ano para conseguir conquistar mais títulos”, disse.
Júnior Menor
Campeão este ano na Júnior Menor na Copa Brasil de Kart, o gaúcho Nicolas Guth (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) também faturou o seu primeiro Brasileiro na categoria. Ele ultrapassou o pole Antonio Claro nas primeiras curvas e liderou até o final. O título foi resultado de uma semana extremamente competitiva. “Tivemos bastante punições, mas agora conseguimos a vitória e quero agradecer a todos que colaboraram e pela torcida”, ressaltou.
Júnior
Na Júnior, vitória de um dos pilotos da casa. O paranaense Marcelo Tortato (Equipe: TMO CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: TMO), que este ano já havia sido campeão Sul-americano na OK Júnior, venceu seu primeiro Brasileiro. E o resultado do representante de Caçador (SC), onde se criou, já era indicativo desde o início das atividades, quando foram rápidos nos treinos e também marcou a pole position.
“Nas classificatórias, estávamos sempre brigando ali no Top-3 e, na final, largamos de segundo. Liderei, praticamente, a corrida inteira. Foi muito gratificante para mim”, concluiu.
Graduados e Sênior Pro
Recordista de títulos no Brasileiro, Olin Galli (Equipe: GG Motorsport/Chassi: CRG/Patrocínio: Posto do Vitor) venceu a Graduados e a Sênior PRO de ponta a ponta. Nada de novo nesta temporada, já que o piloto venceu o Sul-americano em duas categorias (OK e KZ) e a Copa Brasil 2024 na Sênior Pro.
Apesar dos dois títulos, reconhece que não foi fácil: “A pista de Londrina é muito difícil para fazer ultrapassagem. O kart que anda atrás perde o rendimento por causa do vapor e eu consegui administrar um pouco isso e abri uma certa vantagem e ganhei”, garantiu.
Super Sênior
Na Super Sênior, mais um carioca campeão. Tetra da Copa Brasil, Ernandes Onassis (Equipe: ONS-Bravar/Chassi: Bravar/Patrocínio: Bravar e Ibis) conquistou o Brasileiro pela primeira vez e, emocionado, dedicou o título ao preparador Telmo, que faleceu recentemente.
“Esse troféu é resultado de trabalho, dedicação e amor pelo esporte. A gente vem enfrentando os karts importados com muita luta e temos demonstrado que a Bravar está encarando de igual para igual os karts importados aqui no Brasileiro e isso é muito importante para nós”, destacou o piloto, que sofreu com quebra de dois motores durante a competição.
Sênior AM, Sênior 60+ e Super Sênior Master
Nas categorias da tarde, os pilotos paranaenses fizeram a alegria da torcida local. José Roberto Pontalti Jr. celebrou seu primeiro Brasileiro na Sênior AM (Equipe: GG Motorsport/Chassi: CRG/Patrocínios: CETEC Biomassa de Alta Performance) em uma das corridas mais disputadas do dia. Na Sênior 60+, vitória de Jedson Vicente (Equipe: Scuderia Foratto/Chassi: Kart Mini/Patrocínio: Bancouros) e, na Super Sênior Master, de Manoel Queiroz .
Vicente e Queiroz chegaram aos seus tricampeonatos Brasileiros (Vicente venceu anteriormente na Super Sênior Master em 2017 e 2019 e Queiroz foi campeão em 2005 de Endurance e 2022 na F4 SSM).
OK FIA Júnior e OK FIA
Na OK FIA Júnior, o paranaense Rafael Busato (Equipe: Kosta Racing/Chassi: CRG/Patrocínio: Shift Car e 7Place), que já havia sido campeão em 2023 na Mini 2T, chegou ao bicampeonato. “Nos treinos, estávamos muito rápidos. Fiz a pole na OK Júnior, consegui ganhar a primeira classificatória, mas tive um incidente na segunda e fiquei em décimo”, avaliou o piloto que fez uma Super Classificatória de recuperação, vencendo e repetindo a dose na final.
Fechando as disputas do Grupo 2, o goiano Fausto Filho venceu de ponta a ponta na OK FIA (Equipe: New Racing/Chassi: CRG) e comemorou o título Brasileiro pela primeira vez. “Nas últimas 10 voltas, a corrida parecia não acabar, mas graças a Deus, consegui levar o título para Goiás”, finalizou.
A última fase do 59º Campeonato Brasileiro de Kart ocorre entre os dias 3 e 7 de dezembro, no Kartódromo San Marino, em Paulínia (SP). Na ocasião, serão realizadas as disputas das categorias Shifterm válidas pelo Grupo 3. Ao mesmo tempo, ocorrem os nacionais de motores Rotax e de Endurance.
Além da disputa do Grupo 2, a 59ª edição do Brasileiro de Kart já teve no mês passado a realização do Grupo 1, em Birigui/SP, com 289 inscrições nas categorias 4 Tempos. Em poucas semanas, as competições nacionais de kart serão finalizadas com o Grupo 3 (Shifter) e os Brasileiros de Rotax e Endurance, em Paulínia/SP, entre os dias 3 e 7 de dezembro.