Jean Picolotto: tudo como esperado para a temporada de estreia

Piloto Push to Cast encerrou sua primeira participação no kartismo profissional com o título de Campeão Gaúcho de Kart

Jean Picolotto - Divulgação
Planejamento antecipado contribuiu para título do Gaúcho de Kart na estreia (Foto: Divulgação)

Quando Jean Picolotto decidiu, no início da temporada, mudar o foco do kart rental para o kart próprio, sabia muito bem os desafios que iria enfrentar. Mas muito mais que isso: sabia onde queria chegar. Em meio aos desafios, o Piloto Push to Cast acreditou que era possível alcançar o mais alto lugar do pódio do Campeonato Gaúcho.

O motivo: a união entre sua superação pessoal e a uma equipe experiente, dedicada e unida. Dessa forma, o objetivo viria. “Sabíamos que tínhamos condições e materiais para vencer. O Cesar Mittag (chefe da equipe Mittag Racing) é muito bom nisso, tem uma visão espetacular”, destaca.

Por isso, conquistar o título na sua estreia na modalidade não seria uma surpresa. Além disso, havia outras motivações. Entre elas, era saber como seria a experiência de ajustar o kart à sua pilotagem – ao contrário das competições de aluguel, quando o piloto tem de se adaptar ao veículo.

“(Quero) fazer diferentes ajustes, com aquele sentimento de estar a cada dia superando a si mesmo, com qualquer melhoria, mecânica ou pessoal, que possa ser feita com o intuito de vencer o meu próprio eu”, disse o kartista à época, enquanto treinava para a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Kart, em Vacaria.

De lá para cá, muitos desafios. Na rodada inicial, sentiu a diferença ao não ter o famoso “borrachão” ao redor do kart, quando um incidente com outro competidor deslocou seu painel frontal. Na seguinte, em Guaporé, a resiliência: trabalhar a mente para não esmorecer após as enchentes do primeiro semestre devastarem o Rio Grande do Sul.

“Resumindo, foi uma temporada de aprendizados”, diz Picolotto, que integrou o programa Piloto Push to Cast neste ano. “Hoje vejo que começamos de um modo ‘cru’ nessa modalidade e fomos evoluindo aos poucos”, complementa, reforçando que esse crescimento foi de todos: pilotos, equipes e apoiadores. “A última etapa do Gaúcho mostrou isso”.

Campeão na temporada de estreia

Picolotto competiu em duas categorias neste ano: F4 Sênior e F4 Super Sênior. E foi nesta última que veio o melhor resultado: o de campeão, após conquistar quatro vitórias em oito corridas disputadas – todas em conjunto com a F4 Sênior.

Entretanto, esse retrospecto não significa que foi tudo muito fácil. “De certa forma, acho que o ano foi desafiador”, analisa. “Tivemos alterações de calendário, pausas forçadas e incertezas no meio da temporada devido aos desastres naturais”, continua.

Jean Picolotto na pista - Divulgação
Picolotto competiu pela equipe Mittag Racing e fez parte do projeto Piloto Push to Cast (Foto: Divulgação)

Tudo isso se soma às dificuldades características da modalidade, que mistura entender o equipamento que se tem em mãos e a identificação das melhorias a serem feitas para tirar o melhor proveito.

Porém, nada que fizesse desistir da trilha escolhida nos primeiros meses de 2024.

Um “mundo novo”

Acostumado com organizações de campeonatos de kart rental – era gestor do Serra Kart Racing (SKR) –, Picolotto se surpreendeu com esse “mundo novo” do kartismo próprio. A principal “surpresa”, foi o número de pessoas envolvidas para além dos pilotos.

São fornecedores de peças, preparadores, gestores de equipe, organizadores, membros da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), familiares, amigos, fãs… “Todos buscando seu espaço ao sol, com bastante trabalho e dedicação”, reflete.

Com tudo isso em mente, fica difícil não querer permanecer nas próximas temporadas. Afinal, o “mosquitinho do kartismo próprio” o picou e a mente busca cada vez mais.

Mas, assim como no início da jornada, existem outros obstáculos a serem enfrentados. “Estamos estudando as viabilidades para o próximo ano, buscando outros objetivos, desafios e apoiadores”, salienta o piloto que, nesta temporada, contou com o patrocínio da Vinícola Galiotto e o financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, através do Fiesporte

Enquanto isso não acontece, vale ficar com as lembranças das pistas em 2024, que vão além do título de Campeão Gaúcho de Kart na categoria F4 Super Sênior. “Durante a temporada, conheci pessoas, fiz amizades, trabalhei com bons profissionais, reencontrei amigos, tive o apoio e incentivo da minha namorada e pude aprender um pouco com todos eles. Quer algo melhor?”

Jean Picolotto, piloto da Associação JMP Racing, é financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, através do Fiesporte, com o projeto JMP Racing no Campeonato Gaúcho de Kart/Prefeitura de Caxias do Sul.


O programa Piloto Push to Cast tem o objetivo de acompanhar a trajetória de pilotos de kart e de automobilismo pelo Brasil e publicar em seus canais de comunicação. Caso tenha interesse em fazer parte do Piloto Push to Cast, entre em contato pelo e-mail rodrigo@pushtocast.com.br