NASCAR Brasil: final da categoria será repleta de novidades
Primeira mulher no grid e estreia em circuito oval fazem parte da programação da última etapa da temporada
A NASCAR Brasil chega à sua final neste fim de semana e já tem o que falar. Além da estreia em uma pista oval, contará com a participação da pilota italiana Arianna Casoli – atual competidora da NASCAR Euroseries. Dessa forma, ela se torna a primeira mulher a participar de uma prova da categoria brasileira homologada pela tradicional marca estadunidense.
Este fim de semana será o retorno das pistas ovais no Brasil, após um hiato de dez anos, quando o país perdeu o Autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro). Na ocasião, o tradicional circuito deu lugar à Vila Olímpica. Além do traçado misto, também foi destruído o Emerson Fittipaldi Speedway, como era chamado o oval. Esta volta será no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).
As três corridas da intitulada Special Edition #Ovaltrack serão disputadas em pista oval com inclinação, nos mesmos moldes da NASCAR americana, um formato inédito dentro do automobilismo brasileiro. “É um sonho que se torna realidade e difícil ainda de acreditar”, conta Arianna. “É uma responsabilidade grande e talvez seja até assustadora a esperança de corresponder às expectativas”, complementa a pilota, que guiará o Chevrolet Cruze nº 14.
Quem também está com a expectativa lá em cima é o paulista Thiago Lopes (Patrocínios: Gás Verde, Água Mineral Frescca, Cavaleiro Seguros, T Master Tecnologia, Biovit Farmácia, Instituto Zampieri e Toro Metais. Após conquistar o terceiro lugar na Cascavel de Prata, no último fim de semana, também fará sua estreia nos circuitos ovais.”Estou muito animado para encarar esse desafio, especialmente no oval onde ninguém tem experiência, e isso aumenta a responsabilidade”, conta. Ele fará dupla com o piloto Léo Reis, com quem busca o título da Special Edition.
Outro que está de olho no troféu de campeão é Victor Andrade (Patrocínios: Racon Consórcios, ISA´S Transportes, Carraro Seguros e Ajudante PX). Na verdade, ele disputa não só um título, mas três: lidera na classificação Overall e na de Novato do ano, e ocupa a vice-liderança na Special Edition. Mas, o foco é saber em como será o desempenho na pista oval.
“Acredito que ninguém do grid tenha a experiência de acelerar no oval, o que deve tornar as disputas ainda mais intensas e o final de semana ser cheio de aprendizado. Além disso, são 75 pontos em disputa e tudo pode acontecer”, analisa o piloto. “O importante é conseguir classificar bem e terminar as corridas para somar o máximo de pontos e manter a vantagem que tenho”, finaliza.
A programação em Curvelo terá, além dos treinos extras de quinta-feira, quatro treinos oficiais da sexta-feira. No sábado acontece o Classificatório, às 11h15, com três voltas por carro; e a corrida da categoria Challenge às 15h15. A corrida decisiva será no domingo, às 13h45.
A etapa terá transmissões pelo YouTube nos canais oficiais da NASCARBrasil, MotorsportBrasil e highspeedtvbr, além do BandSports, que apresentará a última prova do domingo.
Com informações das Assessorias de Imprensa