Brasileiro de Kart: Evolução é o foco de Theo Zingali

Gaúcho da Cadete participa de competição nacional de olho em mudança de categoria para a próxima temporada

Theo Zingali - Foto Divulgação
Família de Zingali criou equipe própria e promove rifa para angiarar recursos para a temporada (Foto: Divulgação)

Os motores quatro tempo dos karts estão prestes a ser acionados no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP). É que desta segunda-feira (7) a sábado (12), centenas de kartistas de nove categorias disputam os títulos de nove categorias do Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart. Entre eles, está o gaúcho de nove anos Theo Zingali (Equipe: Zingali Racing / Patrocínio: Mittag Competições, Petrin & Zuccoloto – Car Service, Cipnet – Tecnologias Web e Dessin Brasil).

Inscrito na categoria cadete, o jovem piloto quer usar a maior competição nacional da modalidade para planejar os próximos passos na carreira. “Nossa expectativa é terminar o ano de forma ascendente antes da mudança de categoria”, revela Tiago Zingali, pai de Theo. “Queremos dar o melhor em todas as baterias, sempre focados em extrair o máximo de desempenho possível dentro da nossa realidade”, complementa.

Este último comentário tem um motivo. Enquanto muitos adversários chegam em solo biriguiense com uma temporada cheia de competições, o representante de Caxias do Sul de nove anos participou de quatro: Copa Beto Carrero, Citadino de Ingleses e os Campeonatos Catarinense e Gaúcho.

Isso porque, assim como outros competidores, a falta de recursos o impossibilitou de ir além. Nada que tirasse o foco. Afinal, como já dizia uma propaganda antiga, “Theo é brasileiro e não desiste nunca.”

Orçamento curto, vontade gigante

Mesmo com os patrocínios das empresas Petrin & Zuccoloto – Car Service, Cipnet – Tecnologias Web, Dessin Brasil e Mittag Competições, o recurso financeiro não é muito. Por isso, Tiago não teve receio em pedir ajuda à comunidade para complementar a verba necessária: promoveu uma rifa.

“A ideia surgiu ao observar outros pais e pilotos fazendo campanhas semelhantes. Então, decidimos tentar essa abordagem para dar mais oportunidades ao Theo de participar das competições com mais tranquilidade financeira”, revela.

Até o momento, a campanha vendeu cerca de 40% dos números. “Tem sido fundamental para viabilizar nossa participação no Brasileiro”, conta Tiago, que ainda espera aumentar esse valor. A rifa pode ser encontrada neste link.

Suporte familiar

Como todos do meio sabem, o automobilismo é o esporte individual mais coletivo que existe. O piloto conduz o kart e costuma receber os louros da vitória, mas, na retaguarda, diversas pessoas que contribuem para os resultados. No caso de Theo, quem faz essa parte é a família, que criou a própria equipe para disputar a competição.

Theo Zingali - Foto Divulgação
Piloto tem nove anos e compete na categoria Cadete (Foto: Divulgação)

É um time completamente familiar, composto pelo pai, pela mãe Mikaela e pela irmã Tiemi. “Embora tenhamos o apoio fundamental de nosso patrocinadores, a linha de frente é composta exclusivamente pela família”, explica Tiago. “Somos nós que estamos ao lado dele em cada detalhe, desde o apoio técnico até o suporte emocional durante as competições.”

Por isso, os pés no chão quando o assunto é a expectativa quanto ao 59º Campeonato Brasileiro de Kart. “A competição é muito intensa, e sabemos que a evolução do Theo como piloto passa por esse aprendizado em cenários desafiadores, como o que enfrentaremos em Birigui”, avalia. A meta do piloto de nove anos é conquistar a melhor posição possível e, principalmente, ampliar a experiência do piloto para as próximas etapas da carreira.

Conforme Tiago, além do grande número de inscritos na categoria Cadete, o traçado da pista ainda é desconhecido. Até o início das atividades oficiais, Theo e equipe tentarão o máximo para se adaptar e encontrar o melhor acerto.

Independente dos desafios, o pai tem uma certeza: a evolução de Theo é constante. Já aprendeu a passar o feedback de maneira mais clara e precisa e tem confiança para tomar as próprias decisões estratégicas e realizar os acertos técnicos, fatos que fazem o pai não economizar elogios. “Apesar de tão jovem, já demonstra uma determinação e paixão pelo esporte que são inspiradoras”.

O Grupo 1 do 59º Campeonato Brasileiro de Kart contemplará, além da Cadete, as categorias Mirim, F4 Júnior, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master, F4 Sênior 60+ e Super F4. As atividades de quinta-feira (10), sexta-feira (11) e sábado (12) terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da Comissão Nacional de Kart (CNK) no YouTube e na CATVE.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *