Cobertura: Gaúcho de Kart – Etapa Final (Tarde)

Esta cobertura foi possível graças ao apoio dos pilotos Theo Zingalli, Guilherme Corso, Julio Pires e da equipe Mittag Racing

Campeonato Gaúcho de Kart F4 Junior - 4a Etapa - Rafael Pierre
Categoria F4 Júnior rendeu boas disputas do início ao fim nas duas baterias (Foto: Rafael Pierre)

Antes da cortina da temporada 2024 do Campeonato Gaúcho de Kart fechar, o Kartódromo Cesar Francischini, em Farroupilha, na Serra, realizou o seu último ato. Foi a hora de conhecer os campeões das categorias restantes do dia, e o público que aguentou o forte calor que atingiu o município viu os títulos ficarem com Joaquim Fronza (Mirim), Pedro Renner (Cadete), Nicolas Sachet (F4 Júnior), Miguel Tanuri (F125 Graduados) e Fernando Pastro (F125 Sênior).

Desta vez, o grupo da tarde conseguiu controlar os ânimos e evitou o acionamento de bandeiras vermelhas. Mas, isso não quer dizer que faltou disputas. Afinal, se Joaquim Fronza dominou as duas baterias da Cadete e Mirim (que correram juntas), na F4 Júnior foi diferente: muitas disputas nos 940 metros da pista, e algumas punições fizeram uma reviravolta na etapa final.

Importante ressaltar que os resultados são da última etapa. A Federação Gaúcha de Automobilismo ainda precisa calcular os descartes para divulgar os campeões da temporada.

Como foram as corridas da tarde

Cadete e Mirim

O sol que iluminou a tarde farroupilhense também iluminou a pilotagem de Joaquim Fronza (Mirim), ao longo das duas baterias das categorias Mirim e Cadete. Mais uma vez, competiram juntas, devido ao baixo número de inscritos: dois na primeira e três na segunda.

Largando da pole position, Fronza repetiu a dose da etapa anterior – realizada no sábado, na mesma pista. Após uma saída limpa, só se deu ao trabalho de acelerar e aumentar a diferença para os demais volta a volta. E, na segunda, viu um concorrente da geral abandonar por problemas no motor. Era o piloto da casa, Theo Zingali (Cadete).

Com isso, a batalha pela vice-liderança na geral ficou entre Pedro Renner e Bento Naumann, ambos também da Cadete, já que o seu adversário direto – Arthur Fleck (Mirim) – ficou para trás. Ao fim de 15 voltas, Fronza venceu a primeira corrida com 5 segundos de vantagem sobre Renner, o segundo. Naumann foi o terceiro, com 1,3 de desvantagem para o vice-líder.

O ritmo forte foi visto também na segunda corrida do dia. Também com largada limpa, tornou a acelerar o máximo que pode. Mas, ao contrário da bateria anterior, desta vez os pilotos ficaram mais espaçados. Mais uma vez, Fronza venceu também com 5 segundos de vantagem para Renner, novamente o segundo no geral. Desta vez, Fleck foi o terceiro, a longos 16,4 segundos de distância do vencedor.

Na soma das baterias, Joaquim Fronza foi o vencedor da etapa, com Arthur Fleck em segundo. Pela Cadete, a vitória da etapa ficou com Pedro Renner, seguido de Bento Naumann e Theo Zingali.

F4 Júnior

Com nove pilotos inscritos, a F4 Júnior deixou o público de pé. Afinal, a divisão destinada a pilotos entre 12 e 14 anos teve duas corridas intensas, típico da idade dos pilotos. Ainda mais por se tratar da etapa decisiva, na qual o vencedor leva 22 pontos – o dobro da primeira etapa.

Mas, como nem todos são Alain Prost para andar com o regulamento de baixo do braço, a intensidade tomou conta das duas baterias. Na primeira, o pole Lucas Scherer manteve a ponta na largada, mas tinha Pedro Cheguhem logo atrás. Mas sentiu um pouco de alívio ao ver o adversário mais próximo perder o bico em uma disputa para posição, caindo para último.

Quem queria ir para frente a todo custo era o líder Davi Kuhn. Saindo de último, queria manter a vantagem sobre Arthur Machado, seu adversário direto pelo título. A cada volta, ultrapassava um piloto e em pouco tempo já estava atrás entre Nicolas Sachet e Antonio Delevatti – terceiro e quinto lugares, respectivamente.

Quando conseguiu subir para a terceira posição, Kuhn partiu para cima de Machado, então segundo. Em pouco tempo, chegou, e os líder e vice-líder da tabela de classificação fizeram uma bela disputa. Até que o inevitável aconteceu: com a tensão pela disputa do campeonato, os dois se chocaram e Kuhn foi para a barreira de proteção.

A vitória ficou com Lucas Scherer, seguido de Nicolas Sachet e Antonio Delevatti. Kuhn e Machado, por sua vez, foram punidos devido ao entrevero, encerrando nas 6ª e 7ª posições respectivamente.

Na bateria seguinte, ficou claro que haveria uma disputa forte entre Kuhn e Machado. Mas os demais também queriam vencer, afinal, era para isso que estavam ali. E Scherer conseguiu, mais uma vez, fazer uma boa largada, tendo Sachet logo atrás – também beneficiado com uma boa saída de prova.

Adriele Lorentz, única pilota da categoria – e uma das únicas três inscritas dentre todas da competição – ostentava um belo quarto lugar, posição que manteve durante quase meia prova. Só que, com o tempo, foi mais uma “vítima” da dupla Davi Kuhn e Arthur Machado, que queriam recuperar o terreno perdido na primeira bateria.

Volta a volta, ultrapassavam os adversários. E, quem se destacou mais uma vez foi Kuhn, que conseguiu abrir a última volta na primeira posição. O então líder da tabela de classificação teve de conter o ímpeto de Sachet e de Machado, que estavam logo atrás, mas conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro.

Vitória na pista, mas não no resultado final. É que nesta vontade de vencer, passou do ponto em algumas ultrapassagens e desarmou o bico, caindo para a sexta colocação. Assim, quem levou a bateria foi Nicolas Sachet, com Lucas Scherer em segundo e Arthur Machado em terceiro.

Na soma dos resultados, o vencedor da etapa foi Sachet, seguido de Scherer e com Antonio Delevatti em terceiro.

F125

A última apresentação foi a dos pilotos da categoria dos motores mais rápidos: a F125. Também com apenas cinco inscritos, sendo três na Sênior e dois na Graduados, teve algumas disputas no início da prova, mas com as posições sendo estabilizadas no fim.

Tanto que Fernando Pastro (Sênior) chegou com 2,2 segundos de vantagem sobre o segundo, Luis Henrique Bargmann (Sênior). Isso porque o seu adversário, Julio Pires (Sênior), chegou logo atrás, com pouco mais de meio segundo de desvantagem.

Pela Graduados, a vitória da bateria ficou com Gabriela Cauduro, que se aproveitou de um problema no para-choque traseiro de Miguel Taunri. Ele teve de ir aos boxes para fixá-lo novamente e, com isso, chegou com uma volta atrás de todo mundo.

O final “distante” entre os pilotos se repetiu na última prova do dia. A diferença é que, desta vez, a última posição ficou com um piloto da categoria Sênior: Julio Pires estava entre os primeiros quando, na última volta, ficou sem freio na reta que leva à segunda curva da pista. Foi direto aos pneus, mas os danos foram apenas os materiais do chassi.

Dessa forma, a vitória ficou novamente com Fernando Pastro, que teve Luis Henrigue Bargmann em segundo novamente. Miguel Tanuri, desta vez, foi o vencedor da Graduados, com Gabriela Cauduro em segundo.

Na soma dos resultados, Pastro foi declarado o vencedor da etapa, com Bargmann em segundo e Pires em terceiro. Na Graduados, pelo critério de desempate, Tanuri levou a melhor sobre Gabriela, encerrando a etapa na primeira colocação.

Agora, é a vez dos pilotos de todas as categorias agradecerem a quem assistiu ao espetáculo – presencial ou virtualmente, pelas transmissões no YouTube – e se preparar para a próxima temporada.

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