Cobertura: Gaúcho de Kart – Terceira Etapa (Tarde)

Esta cobertura foi possível graças ao apoio dos pilotos Theo Zingalli, Guilherme Corso, Julio Pires e da equipe Mittag Racing

Campeonato Gaúcho de Kart F4 Júnior - Rafael Pierre
F4 Júnior juntou nove pilotos no grid (Foto: Rafael Pierre)

A tarde deste sábado (21) foi de menos categoria que no turno da manhã, mas, nem por isso, com menos disputas nas pistas. Os pilotos das categorias Mirim e Cadete, F4 Júnior e F125 realizaram suas duas baterias no Kartódromo Cesar Francischini, em Farroupilha (RS), palco da terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Kart.

Ao contrário da primeira parte da rodada, os pilotos não tiveram de enfrentar a pista úmida. Porém, tiveram um outro adversário para além dos kartistas: o calor.

Abaixo, você confere como foram as duas baterias das três categorias que encerraram a terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Kart.

Como foram as corridas da tarde

Cadete e Mirim

Uma das categorias mais importantes do kartismo nacional, as categorias Cadete e Mirim repetiram o que fizeram em edições anteriores: competiram juntas, devido ao baixo número de inscritos. Desta vez, cinco karts alinharam, sendo três da Cadete e dois da Mirim.

Entretanto, coube ao piloto mais jovem do grid conquistar a pole position. Joaquim Fronza (Mirim/Equipe: DDM Racing/Chassi: Techspeed) largou na posição de honra e, “ajudado” por um problema inicial no motor de Arthur Fleck (Mirim), conseguiu disparar na ponta e abrir uma grande vantagem para os demais.

Assim, Bento Naumann (Cadete), Theo Zingalli (Cadete), Fleck e Pedro Renner (Cadete) se digladiavam pela vice-liderança da prova. Mas, quem se destacou foi o mirim Fleck, que a cada volta conquistava uma posição. Só que foi insuficiente para alcançar Fronza, que chegou ao kartódromo embalado pelo título do Open do Brasileiro de Kart, há poucos dias.

No fim, Fronza levou a bateria de número 1 na geral e na sua categoria, com Fleck a 4,7 segundos de desvantagem. Naumann, Renner e Zingalli chegaram em terceiro, quarto e quinto no geral – e em primeiro, segundo e terceiro na Cadete.

Só que quem imaginava a repetição de um passeio na segunda bateria se deu mal. Isso porque Fleck conseguiu acompanhar o ritmo de Fronza desde o início. Durante muitas voltas, o vencedor da primeira corrida teve que fazer um traçado defensivo. Fleck, entretanto, conseguiu assumir a liderança, mas não por muito tempo. Alguns giros depois, foi superado pelo adversário de categoria e, alguns metros depois, teve de abandonar a prova.

Dessa forma, Fronza conseguiu abrir uma larga vantagem para os demais adversários, que disputavam com afinco quem seria o vencedor da Cadete. E, após muitas disputas, quem levou a melhor foi Theo Zingalli, que chegou em segundo na geral e em primeiro na Cadete. Atrás dele, apareceram Bento Naumann e Pedro Renner.

Na soma dos resultados, Naumann foi o grande vencedor da terceira etapa na categoria Cadete, com Zingalli em segundo e Renner em terceiro. Pela Mirim, Fronza subiu ao degrau mais alto do pódio, com Fleck em segundo.

F4 Júnior

A categoria F4 Júnior foi a segunda com o maior grid do dia – 9 no total, contra 10 da categoria F4 Graduados, que competiu pela manhã – e quem teve a oportunidade de largar na ponta foi Davi Kuhn (Equipe: Morschbarcher Competições). Largando bem, conseguiu se manter na ponta e abrir, aos poucos, distância contra os adversários – que se disputavam as posições intermediárias.

Por exemplo, quatro pilotos estavam na briga pela quarta posição: Arthur Machado, Adriele Lorentz, Gabriel Rigo e Matheus Zaghi. E foi com estes três últimos que veio o maior susto do dia: em uma tentativa de ultrapassagem, Rigo atingiu Adriele no miolo – que foi atingida por Zaghi. Adriele e Zaghi ficaram com seus carros ocupando quase metade da pista, mas não foram atingidos por nenhum adversário. Entretanto, Rigo foi desclassificado da prova por ter atitude antidesportiva.

Pela ponta, Kuhn viu sua vantagem diminuir aos poucos, até ver Antônio Delevatti bem próximo. Por diversas vezes, Delevatti tentou avançar, sem sucesso. Até que descobriu o “ponto fraco” do líder e deu o bote. Kuhn até tentou retomar a ponta, mas sempre que fazia, era superado.

No fim, Delevatti e Kuhn chegaram em primeiro e segundo, mas caíram para quarto e quinto ao serem punidos devido ao painel frontal solto. Dessa forma, quem venceu a primeira bateria foi Arthur Machado, seguido de Lucas Scherer e Nicholas Sachet.

Já na segunda prova, Machado conseguiu manter a ponta e segurar os adversários. Aos poucos, se distanciava dos demais, mas não o suficiente para se sentir totalmente seguro. Enquanto isso, Delevatti e Kuhn tentavam recuperar o terreno perdido, mas o primeiro se deu bem e o segundo se deu mal.

Isso porque, ao se defender de uma ultrapassagem, levou a pior e foi para a grama. Retornou para a última posição e teve de “remar” tudo de novo.

Enquanto Machado disputava com Scherer a ponta, Delevatti se aproveitava da falta de sorte dos adversários. Como quando Pedro Cheguhem forçou sobre Rigo na 14ª volta, mas o cálculo não foi certo e o adversário abandonou a prova. Dessa forma, Cheguhem foi excluído da bateria por atitude desportiva. Quem também abandonou no mesmo local, mas por outro motivo, foi Davi Kuhn.

No fim, Machado venceu novamente, com Scherer de novo em segundo e Delevatti – desta vez com o bico intacto – em terceiro.

Na soma dos resultados, Machado encerrou a rodada na primeira colocação, com Scherer em segundo e Delevatti em terceiro.

F125

A última categoria do dia foi a destinada aos motores mais rápidos, os de 125 – de dois tempos. Mas, também foi outra categoria com poucos inscritos: cinco no total, divididos em Graduados (2 inscritos) e Sênior (três).

E, ao contrário das demais divisões, esta foi a que menos teve disputas por posições. Quer dizer, no início até houve algum esboço, porém, com o passar das voltas, as posições já estavam garantidas. Tanto que, na primeira bateria, a vitória ficou com Fernando Pastro (Sênior), seguido de Julio Pires (Sênior/Equipe: Mittag Racing/Chassi: Tony Kart) e Luis Henrique Bargmann (Sênior). Miguel Tanuri (Graduados) e Gabriela Cauduro (Graduados/Equipe: SpeedKart Racing Team/Chassi: Techspeed) ficaram nas quarta e quinta posições na geral.

A situação se repetiu na segunda bateria, com as forças sendo definidas logo após a largada. As três primeiras posições na geral foram as mesmas da primeira prova. A diferença foi na categoria Graduados: Gabriela venceu a prova, após ver Tanuri não completar a prova.

Na soma dos resultados, Fernando Pastro foi o vencedor da categoria Sênior, com Julio Pires em segundo e Luis Henrique Bargmann em terceiro. Pela Graduados, Gabriela Cauduro foi a grande vencedora, já que Miguel Tanuri não completou o número mínimo de voltas na segunda prova.

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