Joaquim Fronza vence Open do Campeonato Brasileiro de Kart
Este é o segundo título do piloto de Bento Gonçalves (RS) em um intervalo de um mês
O gaúcho Joaquim Fronza (Chassi: Techspeed/Equipe: DDM Racing/Patrocínio: Lojas Colombo, Bertolini, CNA Inglês, Embreagex e Netfar) comprovou sua evolução no kartismo ao conquistar, neste sábado (14), o Open do Campeonato Brasileiro de Kart. Disputado no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), este é o primeiro título de caráter nacional da categoria Mirim nesta temporada e o segundo de sua carreira.
O resultado é uma pequena mostra do que Joca – como é conhecido – pode fazer no 59º Campeonato Brasileiro de Kart. É nesta pista que a principal competição nacional da modalidade será realizada, entre os dias 7 e 12 de outubro.
E, pelo que apresentou nessa semana, o prognóstico é por bons resultados. Isso porque o kartista esteve sempre à frente de seus adversários, liderando sete dos nove treinos livres programados entre a terça (10) e a quinta-feira (12). Além disso, marcou as pole position das duas baterias do campeonato.
Mas, chegar ao topo do pódio exigiu habilidade de Joca. Na primeira bateria, mesmo com uma boa largada, foi alvo constantes disputas pela liderança. Em uma delas, foi envolvido em um incidente com outro competidor, perdendo diversas posições. No fim, conseguiu recuperar parte delas, finalizando no quinto posto.
Já na bateria seguinte, o gaúcho fez valer a posição de honra. Dominou de ponta a ponta, sem dar chances aos demais. Com a vitória, terminou o fim de semana com o maior número de pontos, sendo declarado vencedor da competição nacional, também válida pela terceira e última etapa do Circuito Paulista de Kart.
“O Joaquim está tendo um ano vitorioso”, resume Rafael Fronza, pai do piloto. “Conseguiu vitórias, poles, títulos e muito conhecimento. Hoje podemos dizer que ele está entre os melhores do país”, complementa.
Além do Open, Joca conquistou o título da Mirim no Campeonato Catarinense de Kart, em agosto, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha. “Agora vamos mais fortes para o Campeonato Gaúcho e para o Brasileiro, em outubro”, finaliza.
Joaquim Fronza não tem tempo para descanso. O próximo desafio já é neste fim de semana, no Kartódromo de Farroupilha, na cidade gaúcha de mesmo nome. É nesta pista, praticamente no “quintal de casa”, que ele tenta seu terceiro campeonato na temporada: o Gaúcho de Kart, também na categoria Mirim.