Turismo Nacional: Velopark inicia fase decisiva da Sprint

Dividida em competições Sprint e Endurance, Turismo Nacional tem disputas intensas pela liderança nas duas divisões e na geral

Turismo Nacional - Bruno Motta
Após a prova gaúcha, serão aplicados todos os descartes e conhecidos os postulantes ao título (Foto: Bruno Motta)

A temporada 2024 da Turismo Nacional entra em clima decisão já neste fim de semana. O Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), inicia a fase decisiva da categoria, com a disputa da sexta e penúltima etapa Sprint do campeonato que usa os carros mais vendidos do Brasil.

Nesta competição de corridas curtas – lembrando que a Turismo Nacional é dividida em Sprint e Endurance (provas longas) -, serão aplicados os descartes dos seis piores resultados de cada piloto. Desta forma, o domingo (15) apresentará aos fãs quem são os competidores com chances reais de título.

Com quatro etapas já disputadas e duas Sprint pela frente, ainda estarão em jogo um total de 386 pontos, sendo 131 no Velopark e 255 na rodada final. DAsso,, tudo permanece completamente aberto, ainda mais com as pontuações muito próximas dos primeiros colocados da tabela.

Já pelo campeonato Overall, que contabiliza todos os pontos somados nas etapas Endurance e Sprint e premiará o campeão da categoria A com a vaga para disputar a Stock Series na temporada 2025, não há aplicação de descartes. 

Em busca da liderança geral

Mesmo com o campeonato Sprint, o foco dos pilotos está na pontuação geral. É o caso de Rafael Reis (Categoria A/Carro: Chevrolet Ônix/Equipe: Car Racing), vice-líder da temporada, a apenas cinco pontos do líder, Juninho Berlanda (Categoria A/Carro: Toyota yaris/Equipe: Toyota Gazoo Racing).

“Como fizemos ao longo do ano, vamos buscar a maior soma de pontos da etapa e brigar por vitória nas seis corridas”, ressalta Reis, que chega ao Rio Grande do Sul após uma vitória nas provas disputadas na etapa anterior, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP)

Quem também está de olho na ponteira é Ernani Kuhn (Categoria A/Carro: Chevrolet New Ônix/Equipe: Auto Racing/Patrocínio: Ekal Transportes, Pro Tune e Perfortech Motorsports­­­­). Com apenas quatro pontos de desvantagem para Reis e nove para Berlanda, o piloto quer aproveitar o retrospecto de sete vitórias em oito corridas para subir da terceira para a primeira posição.

“O campeonato está muito embolado e os resultados dessa etapa vão indicar os finalistas. Então, é preciso se empenhar bastante para colher bons resultados, buscar a liderança e, tomara, que eu consiga manter esse histórico positivo nessa pista que gosto muito”, destaca.

Em busca de evolução

Nem todos têm condições de lutar pelo título, mas isso não quer dizer que a etapa gaúcha será inválida. Muito pelo contrário. Estreante na Turismo Nacional, João Bortoluzzi (Categoria A/Carro: Volkswagen Polo/Equipe: BF Racing/Patrocínio: voestalpine Meincol, Ordemilk, Sieger Chemical Company, Discovery Assessoria, Grupo Sperandio, Brasplast Embalagens e Disapar Suprimentos Industriais) sabe muito bem do que precisa.

“É importante para nós seguir esse processo de evolução, mas como piloto eu já quero ter os melhores resultados”, avalia. “Sabemos que para ganhar moral e valorizar os patrocinadores não basta apenas ter um bom equipamento. Eu, particularmente, me cobro bastante e quero ter um bom carro e bons resultados”, finaliza.

A programação no Velopark marca três treinos livres e o classificatório para sexta-feira. No sábado, acontecem as corridas em rodada dupla, às 11h20 e 16h10. Domingo, acontecem as corridas 5 e 6, às 10h20 e 14h15, respectivamente. Todas as corridas terão transmissão ao vivo no canal oficial da Turismo Nacional, no link https://www.youtube.com/@TurismoNacionalBR, e também nos canais parceiros.

Com informações das Assessorias de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *