Cobertura: Sul-Americano de Kart – X30 Master

Representante da casa, Matheus Castro deixou para trás todos os problemas das provas anteriores para se sagrar campeão

Matheus Castro, campeão Sul-Americano da X30 Master - Rafael Pierre
Embalado pela confiança, Castro aproveitou a briga de adversários para levar o título (Foto: Rafael Pierre)

Se Matheus Castro (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínio: Axxo Blindagem) pudesse escolher música para embalar sua participação no Campeonato Sul-Americano de Kart, encerrado neste domingo (25) no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), talvez selecionasse “Mais uma vez”, do Renato Russo.

Isso porque o campeão da categoria X30 Master não teve vida fácil ao longo do fim de semana. Da esperança de bons resultados após conquistar a pole position, teve duas classificatórias difíceis, não conseguindo converter a posição de honra em vitória.

Mas, como escrito pelo lendário líder da banda Legião Urbana “Se você quiser alguém em quem confiar/Confie em si mesmo/Quem acredita sempre alcança”. E ele acreditou e alcançou: aproveitou as disputas dos adversários para sair da quinta posição e dar o bote na volta final da categoria composta só por brasileiros.

O gaúcho subiu ao pódio junto de Alan Synthes (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed) e Lucca Croce (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG), segundo e terceiro colocados na categoria X30 Master.

Como foi a corrida

A ansiedade tomou conta no início da prova. Por duas vezes, a direção de prova teve de abortar a largada. Mas, na terceira tentativa, tudo correu bem e João Cunha (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínio: Infinity, Bell e MR), o pole position, manteve a ponta, mas não por muito tempo. Ao fim da primeira volta, Lucca Croce liderava, com John Louis dos Santos (Equipe: Flexo One/Chassi: CRG/Patrocínio: Flexo One) em segundo e Cunha em terceiro.

Assim como Castro nas classificatórias e pré-final, Cunha não conseguiu converter a pole position em um bom ritmo, perdendo o posto para um Francesco Ventre (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) muito a fim de fazer parte da festa. Ao fechar a segunda volta, o pole position já estava na sexta posição.

Com “faca nos dentes”, Ventre não tomou conhecimento dos adversários. Em pouco tempo, já era vice-líder e começou a perseguição a John Louis. Enquanto isso, Castro já era o quarto colocado.

Durante um tempo, parecia que ele não conseguiria chegar no trio da dianteira, já que estes usavam o vácuo para se distanciarem dos demais. Mas, a partir da décima volta, as coisas começaram a esquentar.

As intensas disputas pela ponta permitiram a aproximação do gaúcho, que competia pela primeira vez com motores dois tempos. A duas voltas do fim, ultrapassou John Louis para assumir a terceira posição.

Um resultado “ok” para quem teve um fim de semana cheia de dificuldades. Mas, mentalizando o verso “Quem acredita sempre alcança”, viu Ventre e Croce se enroscarem e abrirem uma brecha. Usando todo o seu conhecimento do traçado, Castro ultrapassou os dois de uma vez, trazendo Synthes com ele e Lucca Croce logo em seguida.

Uma vitória incontestável de quem acreditou até o fim.

Resultado final da categoria X30 Master

  1. Matheus Castro (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínio: Axxo Blindagem)
  2. Alan Synthes (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed)
  3. Lucca Croce (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG)
  4. João Cunha (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínio: Infinity, Bell e MR)
  5. Rafa Pastorello (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG)
  6. Francesco Ventre (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG)
  7. Victor Brochado (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG)
  8. John Louis dos Santos (Equipe: Flexo One/Chassi: CRG/Patrocínio: Flexo One)
  9. Luciano Tavares (Equipe: Rede Farroupilha Racing/Chassi: CRG/Patrocínio: Alegrow, Esquina do Futuro e Rede Farroupilha)
  10. Bayard Santos (Equipe: Becker Racing Team/Chassi: Tony Kart)

Não classificados (menos de 75%)

  • Fernando Croce (Equipe: MR Motorsport/Chassi: Tony Kart)
  • Alex Ribeiro (Equipe: Becker Racing Team/Chassi: CRG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *