Cobertura: Sul-Americano de Kart – Pré-Finais

Yuri Morelli, Olin Galli, João Cunha e Pedro Piquet garantiram as poles positions nas categorias OK Júnior, OK, X30 Master e KZ

Pré-Final OK Sul-Americano - Rafael Pierre
Finais ocorrem neste domingo, a partir das 11h, com transmissão no YouTube (Foto: Rafael Pierre)

O Campeonato Sul-Americano de Kart encerrou suas atividades na tarde deste sábado (24), com a realização das pré-finais das quatro categorias do certame. Após as duas classificatórias, os competidores da OK Júnior FIA, OK FIA, X30 Master e KZ Graduado foram à pista do Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), definir o grid de largada das finais.

As etapas decisivas ocorrem neste domingo (25), a partir das 11h. Além de conhecer os campeões da competição, os vencedores da OK Júnior FIA e OK FIA receberão, como prêmio, o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Kart, na Inglaterra, em setembro.

O canal da Comissão Nacional de Kart (CNK) no YouTube transmite as finais, por meio deste link.

Como foram as pré-finais

OK Júnior FIA

Se nas classificatórias os pilotos da OK Júnior FIA estavam mais comedidos, o mesmo não se pode dizer das pré-finais. Para se ter uma ideia, as duas primeiras largadas foram abortadas – uma devido ao abandono de um piloto e outra por um incidente logo que as luzes se apagaram.

E Yuri Morelli (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) sentiu as dificuldades na primeira parte da corrida, perdendo o primeiro lugar para Nicolas Guth (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínios:) ainda na primeira volta. Porém, Guth nem conseguiu completar uma volta inteira nesse posto, pois se envolveu em um enrosco e caiu para o 17º posto. Mas, Morelli não conseguiu voltar ao lugar de honra: Marcelo Tortato (BRA/Equipe: TMO CRG/Chassi: CRG/Patrocínios: TMO) se deu melhor e ocupou esta posição.

Só que Morelli comprovou o seu domínio na categoria ao assumir a ponta na terceira volta para não sair mais, e levou o americano Victor Alencar (EUA/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínios: Camila’s Restaurant) junto. Sim, Tortato perdeu duas posições em menos de um giro.

Quem também se empolgou com – e se deu bem – foi Theo Salomão (BRA/Equipe: ONS Bravar/Chassi: Bravar/Patrocínios: Ajel). De quinto, passou para terceiro, para não sair mais dali.

Após 13 voltas, a vitória ficou com Morelli, seguido de Alencar, Salomão, Tortato e Joka Pedro Pereira (BRA/Equipe: Reis Motorsport/Chassi: Kart Republic). Na soma dos resultados, a pole position da final ficou com Morelli.

OK FIA

A ansiedade também fez parte da pré-final da OK FIA, com um grid desalinhado e invalidando a largada. Tudo deu certo na segunda tentativa, e Olin Galli (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínios: MG Tires) conseguiu manter a ponta, com Enzo Nienkotter (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) e André Nicastro (BRA/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart) em seu encalço, nas segunda e terceira posições.

Os três primeiros se distanciaram dos demais, com diferença de 7 décimos de segundo entre Galli e Nicastro. A diferença diminuiu para 0,4 segundo na volta seguinte, já que Nienkotter tentou uma ultrapassagem pela liderança, mas sem sucesso.

Tudo começou a se definir a partir da sexta volta. Galli conseguiu imprimir um bom ritmo, se distanciando aos poucos de Nienkotter, que também deixava Nicastro um pouco mais para trás. Na quarta posição estava Heitor Farias (BRA/Equipe: Betel Racing Team/Chassi: Kart Mini/Patrocínios: Fifo Performance e Seco Automóveis), que conseguiu controlar o ímpeto do chileno Tuty Suarez (CHL/Equipe: SKR Engines/Chassi: Top Kart).

Após 15 voltas, Galli recebeu mais uma quadriculada na frente de todo mundo, com Nienkotter em segundo, Nicastro em terceiro, Farias em quarto e Allan Croce (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) em quinto.

X30 Master

Ao contrário das duas categorias anteriores, os pilotos da X30 Master conseguiram segurar os ânimos na largada e não geraram incidentes. João Cunha (BRA/Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínios: Infinity/Bell/MR) conseguiu manter a liderança, com Francesco Ventre (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) e Lucca Croce (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) logo em seguida.

Essa proximidade, aliás, foi a responsável por jogar Cunha para a terceira posição: os dois adversários o ultrapassaram antes mesmo de completarem a primeira volta.

Lá atrás, o piloto da casa, Matheus Castro (BRA/Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínios: Axxo Blindagem), buscava uma corrida de recuperação. Largando das últimas posições, já estava em quinto na terceira volta, virando seu foco para os quatro primeiros. Isso porque os líderes disputavam as posições com afinco, permitindo uma aproximação de Castro.

Na quinta volta, os cinco primeiros estavam separados apenas por menos de 1 segundo de diferença. E, nesse “passa-e-repassa”, Ventre se deu mal, perdendo a terceira posição para Castro e Alan Alan Synthes (BRA/Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed).

As disputas continuaram intensas, com Castro assumindo a vice-liderança na 11ª volta, e Lucca Croce assumindo a terceira posição.

A bandeira quadriculada foi acionada quando a 13ª volta foi concluída, com John Luis dos Santos (BRA/Equipe: Flexo One/Chassi: CRG/Patrocínios: Flexo One) em primeiro, seguido de Castro, Croce, Cunha e Ventre, os segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. Mas, quem larga na pole position na final é João Cunha, que obteve a maior pontuação no dia.

KZ Graduado

A categoria com menor número de inscritos ficou com o grid menor na pré-final, pois Olin Galli decidiu não participar da prova. Nada, entretanto, que impedisse a intensa troca de posições entre os cinco que alinharam.

O destaque da prova foi Pedro Piquet (BRA/Equipe: Piquet Sport/Chassi: Birel Art), que largou em último e galgou posições aos poucos. Não sem dificuldades: na mesma medida que ultrapassava, também era ultrapassado. Só que todos andavam juntos o tempo todo, o que facilitava a estratégia de Piquet.

Tanto que, na sétima volta, ele apertou o ritmo. Assumiu o terceiro posto e, duas voltas depois, já estava na liderança. No 11º giro, já abriu 1,3 segundo de distância para o vice-lider, deixando os demais se decidirem sobre quem ficaria com essa posição.

Ao fim de 15 voltas, a vitória ficou com Piquet, com Leonardo Reis (BRA/Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed) em segundo, Gabriel Moura (BRA/Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínios: Raumak e Unicred) em terceiro, Alfredinho Ibiapina (BRA/Equipe: A8 Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Orcali Segurança e Serviços) em quarto e André Nicastro em quinto. Com a vitória e os demais resultados, Piquet vai largar na frente – mesmo depois de abandonar a primeira classificatória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *