Cobertura: Sul-Americano de Kart – Classificatórias
Cada categoria contou com duas baterias para formar o grid da pré-final, que encerra o dia de atividades no kartódromo gaúcho
O segundo dia de atividades do Campeonato Sul-Americano de Kart, realizado neste sábado (24) no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), foi de muita intensidade. As categorias OK Júnior FIA, OK FIA, X30 Master e KZ Graduado realizaram duas classificatórias e mais a pré-final.
A primeira parte do dia, reservada às classificatórias, foi para definir o grid de largada da pré-final – organizada pela somatória de pontos nas duas baterias. A pré-final – que define a ordem para a final, que ocorre neste domingo, pode ser vista neste link, a partir das 14h30min.
Como foram as classificatórias
Ao contrário da sexta-feira, o sábado não teve chuva. Em compensação, o frio não deu trégua, com as classificatórias começando com 11 graus de temperatura.
A ordem das baterias foi formada, respectivamente, por OK Júnior FIA, OK FIA, X30 Master e KZ Graduado.
OK Júnior FIA
Yuri Morelli (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG) não teve dificuldades para vencer na classificatória 1. Largando da pole position, logo abriu vantagem para Guilherme Busato (BRA/Equipe: Kosta Racing/Chassi: CRG/Patrocínios: Shift Car e 7Place), que também conseguiu uma vantagem para Théo Salomão (BRA/Equipe: ONS Bravar/Chassi: Bravar/Patrocínios: Ajel), terceiro.
Atrás dele, bem próximo, estava Nicolas Guth (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG). Na metade da corrida, enquanto Morelli administrava a vantagem, Salomão se aproximou de Busato e deu o bote duas voltas depois. Logo em seguida, foi a vez de Guth se aproveitar da perda de rendimento do adversário e deixar Busato para trás. Após dez voltas, Morelli venceu com 2,5 de vantagem sobre Salomão, que foi seguido de Guth, Busato e Bernardo Gentil (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínios: Guanabara Transportes) para fechar os cinco primeiros.
Na segunda bateria, Morelli soube aproveitar a vantagem de largar na ponta e se manteve na liderança e em duas voltas, já estava com 1,2 de vantagem para Marcelo Tortato (BRA/Equipe: TMO CRG/Chassi: CRG/Patrocínios: TMO) – que não conseguiu resistir à pressão de Guth e caiu para terceiro.
Assim como na primeira prova, o que se viu foi um Morelli administrando a vantagem e deixando a briga para os de trás. E houve bastante do início ao fim da corrida. Inclusive, com abandonos, como Antonio Claro (BRA/Equipe: D.Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínios: Santo Onofre Tecidos Chui) e Gustavo Bonk (BRA/Equipe: Russo Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínio: Clear Correct) , que tiveram um entrevero na quarta volta. Outro que também viu um bom resultado ir por água abaixo foi Rafael Busato, com um motor travado.
No fim das dez voltas programadas, Morelli venceu novamente, com Gentil em segundo, Tortato em terceiro, Guth em quarto e Salomão em quinto.
OK FIA
Se a na OK Júnior FIA não houve tanta intensidade pela liderança, o mesmo não se pode dizer na OK FIA. Desde a primeira volta, o que se viu foram disputas em todos os setores da prova, com uma troca intensa na liderança.
Ora era Olin Galli (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: MG Tires) em primeiro, para em seguida Heitor Farias (BRA/Equipe: Betel Racing Team/Chassi: Kart Mini/Patrocínios: Fifo Performance e Seco Automóveis) aparecer na liderança, ou André Nicastro (BRA/Equipe: D. Racing/Chassi: Tony Kart). Mas, aos poucos, os competidores começaram a usar mais a cabeça, já que havia uma segunda classificatória mais tarde.
Com isso, Galli chegou em primeiro, com 1,4 segundo de vantagem sobre Enzo Nienkotter (BRA/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG), o segundo. André Nicastro, o paraguaio Ale Samaniego (PAR/Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG/Patrocínio: AG Aeroservices) e Leonardo Reis (BRA/Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi:Techspeed) concluíram nas terceira, quarta e quinta posições.
Os adultos não foram à pista para brincar e as disputas continuaram fortes na classificatória 2, com Galli fazendo de tudo para se manter na liderança. Enzo Nienkotter conseguiu subir posições já assumindo a quarta colocação ao fim da primeira volta.
Mas, já na segunda volta, os competidores resolveram conter os ânimos, esperando o momento certo para dar o bote no momento certo. Nienkotter foi um deles, que na terceira volta, passou Fausto Filho e assumiu o terceiro posto.
Tudo mudou na segunda metade da prova, com várias trocas de posições ou tentativas de aproximação. Galli, por exemplo, viu a vantagem de 1,2 segundo cair para menos de 0,8s em menos de três voltas, com Nienkotter apertando o ritmo cada vez mais. Fausto Filho (BRA/Equipe: New Racing/Chassi: CRG/Patrocínio: Friboi), que era o terceiro, acabou abandonando na sétima volta.
No fim, a vitória ficou com Galli, com Nienkotter, Farias, Reis e Samaniego fechando os cinco primeiros.
X30 Master
Formada apenas por brasileiros, a largada da primeira classificatória foi bastante movimentada e nove dos 13 inscritos estavam separados por menos de um segundo ao fim da primeira volta. Entretanto, o grid ficou um pouco menor com o abandono de Victor Brochado (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG).
Quem também não teve muita sorte, mas se manteve na pista, foi o piloto da casa Matheus Castro (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínio: Axxo Blindagem). Largando da pole, participou de uma confusão nas primeiras curvas e caiu para décimo.
Com isso, João Cunha (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed/Patrocínios: Ifinity/Bell/MR) assumiu a primeira posição, sendo seguido por John Louis dos Santos (Equipe: Flexo One/Chassi: CRG/Patrocínio: Flexo One), Francesco Ventre (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG), Alan Syntes (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed), Fernando Croce (Equipe: MR Motorsport/Chassi: Tony Kart) e Lucca Croce (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG). A disputa pela ponta é intensa, com várias trocas em todas as voltas.
Na segunda metade da prova, as coisas começaram a esquentar no dia frio em Nova Santa Rita. Castro conseguiu recuperar posições, mas com tempo insuficiente para chegar na dianteira. Lá na frente, Ventre assumiu a primeira posição, mas não teve sossego, com um Cunha preparado para dar o bote.
O adversário bem que tentou na última curva, mas viu a tentativa dar errado ao tomar o “X” de Ventre, que chegou com apenas 72 milésimos de segundo de vantagem. Lucca Croce, John Louis Santos e Matheus Castro concluíram no top-5
Os oito primeiros separados por menos de 2s, com Matheus Castro (o 8º) tentando recuperar terreno já na quinta volta. Na sexta, Matheus já estava em sexto, mas caiu para sétimo após Fernando Croce ultrapassá-lo junto de Eduardo Dieter (Equipe: CRG Brasil/Chassi: CRG). Após dez voltas, vitória de Ventre, com 0,072s de vantagem sobre Cunha (que tentou ultrapassagem na curva 0). Em seguida, vieram Lucca Croce, John Louis e Matheus Castro.
A ansidedade pela disputa parece ter chegado aos competidores na segunda bateria da X30 Master. Mais uma vez, Matheus Castro não conseguiu se manter na frente, se envolvendo em um incidente com Eduardo Dieter e John Louis. Melhor para Cunha, que assumiu a ponta.
Só que atrás dele tinha um tal de Francesco Ventre, o ultrapassou na abertura da segunda volta. Começou, assim, uma briga de gato e rato pela liderança. Lucca Croce era o terceiro, com um pouco mais de desvantagem.
A ansiedade deu lugar à estratégia na metade da prova, com os pilotos estudando as linhas dos adversários. Assim, João Cunha se aproximou de Francesco Ventre, e Lucca Croce aproveitou para chegar em ambos.
A quatro voltas para o fim os três primeiros eram separados por 0,5 segundo. Na volta seguinte, começaram as disputas, com tentativas intensas de ultrapassagem.
Quem levou a melhor foi João Cunha, que chegou à frente de Francesco Croce, seguido por Lucca Croce, Fernando Crocce e Alan Synthes.
KZ Graduado
Também formada só com brasileiros e com o menor grid do Campeonato Sul-Americano de Kart, a KZ Graduado (karts com marchas) teve uma largada tranquila. Gabriel Moura (Equipe: Quirino Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínios: Raumak e Unicred) concluiu a primeira volta na ponta, mas perdeu a posição para Leonardo Reis (Equipe: Techspeed Racing Team/Chassi: Techspeed) logo em seguida, formando um grupo de quatro pilotos em busca da primeira posição.
As coisas começaram a ficar mais divertidas nas voltas seguintes. Olin Galli assumiu a segunda posição na metade da segunda prova, enquanto Pedro Piquet (Equipe: Piquet Sport/Chassi: Birel) deixava a prova. O que não diminuiu o frenesi na corrida. Tanto que Alfredinho Ibiapina (Equipe: A8 Racing/Chassi: Tony Kart/Patrocínios: Orcali Segurança e Serviços) forçou o ritmo e conseguiu ultrapassar dois pilotos de uma só vez, enquanto Leonardo Reis caiu para a última posição.
André Nicastro aproveitou para assumir a ponta e não sair mais, vencendo a prova com 3,1 segundos de vantagem sobre Ibiapina e Galli.
Mais uma largada tranquila na KZ, com Leonardo Reis mantendo a ponta, sendo seguido por Gabriel Moura.
Quem largou bem foi Alfredinho Ibiapina, que ficou na terceira posição ao fim da primeira volta. Mas, ao fim da segunda volta, Ibiapina caiu para último, sem perder distância para os demais. André Nicastro assumiu o terceiro posto, com Pedro Piquet se mantendo na pista e ficando em quarto. Olin Galli era o quinto.
As disputas permaneceram intensas, com trocas de posições em todas as voltas. Às vezes na liderança, às vezes no meio do pelotão. Ao contrário da primeira classificatória, Olin Galli não teve sorte e abandonou a prova após sair sozinho na curva do posto, na quarta volta.
Na metade da prova, Leonardo Reis estava em primeiro, com Pedro Piquet em segundo e Gabriel Moura em terceiro. Na abertura da setima volta, Piquet assumiu a ponta e abriu uma vantagem para Moura, que pulou para segundo.
Ao fim de 12 voltas, a vitória ficou com Piquet. Atrás dele chegaram Moura, Nicastro, Reis e Ibiapina, os segundo, terceiro, quarto e quinto, respectivamente.