Guimarães, Koenigkan e Ferro vencem a Regional Cup Brasil
Campeões da OK Júnior FIA e OK FIA garantiram as vagas no Campeonato Mundial de Kart, que ocorre em setembro, na Inglaterra
Teve de tudo na final da primeira edição brasileira da Regional Cup de Kart, encerrada na manhã desta quarta-feira (31), no Circuito Internacional Paladino, em Conde (PB): domínio absoluto, disputas apertadíssimas pela ponta e a frustração com abandonos nas categorias Mini 2T, OK Júnior FIA e OK FIA.
Após as quatro etapas classificatórias, realizadas nesta terça-feira (30), o dia de hoje foi reservado para as pré-finais e as finais das três categorias citadas. Coube às crianças a abertura dos trabalhos no kartódromo paraibano, com OK Júnior FIA e OK FIA em seguida.
No fim, Rafael Guimarães se sagrou campeão da competição na Mini 2T. Pela OK Júnior FIA, o título ficou com Vinícius Ferro, enquanto Gabriel Koenigkan levou a melhor na OK FIA.
Agora, Ferro e Koenigkan integram a Academia de Pilotos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e participarão do Campeonato Mundial de Kart com inscrição e equipamentos (da marca italiana Parolin) custeados pela entidade. A competição ocorre entre os dias 12 e 15 de setembro, na Inglaterra.
Já Guimarães fará uma corrida na Itália, um prêmio especial fornecido pela MotorBiz – organizadora da categoria -, com apoio da CBA.
Como foram as corridas
Mini 2T
Pré-Final
Guimarães não teve dificuldades para vencer a competição. Desde a pré-final, dominou o ímpeto dos adversários. Registrando volta mais rápida atrás de volta mais rápida, já tinha mais de 1,5 segundo de vantagem para o segundo colocado, Pedro Santa Rosa, no quarto giro dos 11 programados.
Com isso, a briga ficou pelo segundo lugar. Santa Rosa e Davi Honório disputavam o segundo posto quando se enroscaram e caíram para as posições finais. Melhor para Angelo Predebon, que assumiu a vice-liderança, e pior para Honório, considerado culpado pelo incidente e punido com acréscimo de 10 segundos no tempo final.
No fim, Guimarães venceu com uma grande folga: 4,3 segundos de vantagem para Predebon, o segundo. Atrás dele chegou Pedro Bianchi, com Honório cruzando a linha de chegada em quarto após uma grande recuperação – mas caindo diversas posições na tabela devido à punição.
Final
Com o domínio em praticamente toda a competição, quem apostou em Rafael Guimarães pelo título, ganhou. Assim como na pré-final, o piloto não tomou conhecimento dos adversários e disparou na ponta, deixando as disputas para os rivais.
Quem estava no Circuito Internacional Paladino viu diversas disputas por posições e uma guiada fina de Davi Honório, destaque da prova assim como o vencedor. A cada volta, o piloto ultrapassava algum adversário e, na volta de número 10, já estava na segunda colocação.
Mas, não foi fácil manter o posto. Angelo Predebon até chegou a recuperar a posição, mas logo foi superado e se tornou a “caça” de Pedro Santa Rosa. Entretanto, se defendeu muito bem e conseguiu manter o terceiro posto.
No fim, Rafael Guimarães venceu mais uma vez com tranquilidade, com Davi Honório em segundo, seguido de Angelo Predebon, Pedro Santa Rosa e Joaquim Andrade.
OK Júnior FIA
Pré-Final
Diferente da Mini 2T, os adolescentes tiveram mais disputas pela liderança. Por exemplo, Theo Salomão largou na liderança, mas não conseguiu sustenta-la assim que abriu a segunda volta. Em pouco tempo, perdeu posição para Marcelo Tortato. Lá atrás, Victor Alencar rodou, mas continuou na prova, enquanto Rafael Rebouças teve de abandonar.
Só que Tortato não conseguiu seguir o roteiro escrito por Guimarães na Mini 2T. O piloto foi pressionado por Vinicius Ferro, Salomão e João Shimoda. Aliás, na quarta volta, Shimoda já ocupava a segunda colocação. Com os quatro primeiros em uma disputa intensa, quem se aproximava era Pedro Lima.
Mas, a vida de Shimoda começou a ficar mais compliacada a partir da volta de número cinco. Foi ultrapassado por Salomão e perdeu a segunda posição. Logo depois, foi a vez de Ferro e Lima o superarem e, aos poucos, se distanciou do grupo líder.
Ali na frente, Tortato se aproveitou da briga pela vice-liderança entre Salomão, Ferro e Lima para abrir vantagem e cruzar a linha de chegada com um segundo de vantagem para o segundo, Salomão. Ferro foi o terceiro.
Final
A dinâmica da pré-final impedia qualquer favoritismo. Na soma dos resultados das classificatórias e da pré-final, a primeira fila ficou com Theo Salomão e Tortato. Este foi quem se deu pior na largada: logo após as primeiras curvas, Tortato caiu para terceiro, ao ser superado por Ferro. Shimoda, por sua vez, não quis saber e foi para cima do adversário.
Dali por diante, o que se viu foi uma intensa disputa pelas quatro primeiras posições. O grupo já estava formado entre Tortato, Ferro, Salomão e Shimoda. Pela primeira posição, Salomão ensaiava um distanciamento, mas foi “para inglês ver”: depois de ficar a meio segundo de distância de Ferro, viu o adversário diminuir a vantagem a cada volta.
Dito e feito. Na volta 7, Ferro ultrapassou Salomão no setor final do kartódromo paraibano e começou a imprimir um ritmo forte. Volta mais rápida atrás de volta mais rápida, não deu mais chances aos demais – que tiveram de se contentar pela disputa pela terceira posição, já que a segunda estava garantida para Salomão.
No fim, Vinicius Ferro recebeu a quadriculada na frente de todos, com 2,8 segundos de vantagem. Atrás dele chegaram Theo Salomão, Francisco Camilo, Marcelo Tortato e Pedro Lima.
OK FIA
Pré-Final
A última categoria da manhã foi a dos “mais graduados”, também conhecida como OK FIA. Toda essa experiência deu a tônica da pré-final, com corridas mais cerebrais e menos tendência a riscos. Uma prova foi Heitor Farias, que preferiu não ir para o “tudo ou nada” na primeira volta e caiu diversas posições.
Enquanto isso, Enzo Prando ocupava a liderança, seguido de Firas Fahs e Lucas Moura. O trio se manteve por um bom tempo a menos de um segundo de distância entre si. E, no pelotão do fundo, Marcelo Fiore buscava se recuperar dos resultados ruins obtidos nas classificatórias: largando de 13º entre os 14 competidores, fechou a segunda volta na oitava posição.
No grupo da frente, Prando começou a se distanciar dos demais, se inspirando em Rafael Guimarães, da Mini 2T. Já Fahs, o segundo, não conseguiu conter o ímpeto de Moura e foi superado pelo adversário.
Com uma boa administração da vantagem, Prando só precisou se manter calmo até a fechar as 22 voltas com larga vantagem sobre Moura, o segundo. Fahs foi o terceiro, seguido de Nicolas Loreti e Gabriel Koenigkan.
Final
A final já teve um script diferente da pré-final. Desta vez, os pilotos da OK FIA foram para o tudo ou nada, com Enzo Prando levando a pior: ainda na primeira volta, perdeu posições em um enrosco. Bom para Loreti, que subiu da terceira posição para a liderança e para Alfredinho Ibiapina, que foi para a segunda posição.
Ambos imprimiram um ritmo forte nas voltas iniciais para se afastar dos demais. Um segundo pelotão foi formado com três pilotos: Firas Fahs, Enzo Prando e Heitor Farias, terceiro, quarto e quintos, respectivamente. Já Lucas Moura caiu para sétimo.
Foi a partir da terceira volta que os pilotos viram um sonho se tornar pesadelo. O primeiro deles foi Loreti: na liderança, teve problemas em seu kart e abandonou logo em seguida. Assim, Ibiapina assumiu a ponta e já estava com 1,2 de vantagem para Firas Fahs, o agora segundo colocado.
Mas, ao contrário dos vitoriosos das categorias Mini 2T e OK Júnior FIA, Ibiapina não conseguiu manter a vantagem. Pouco a pouco, os adversários se aproximavam. Na volta de número seis, já foi superado por Enzo Prando, que se distanciou e deixou o rival na mira de Firas Fahs.
A partir deste momento, quem começa a se sobressair é Koenigkan. Aos poucos, ultrapassa os adversários para ocupar a primeira posição na volta de número nove. Enquanto isso, Heitor Farias abandonou a prova, também por quebra do kart.
Aos poucos, Koenigkan se firma na liderança, e abre vantagem volta a volta. Às vezes um décimo, às vezes dois e, por vezes, superado por prando, mas nada a ponto de ameaçá-lo. No 16º giro, a vantagem já era de 0,8 segundo – e mais um abandono é registrado, o de Murilo Fiore.
E assim se seguiu até a volta de número 25, com Gabriel Koenigkan conquistando o título com 1,4 segundo de vantagem sobre Enzo Prando, o vice-campeão. Lucas Moura, Firas Fahs e Alfredinho Ibiapina fecharam os cinco primeiros.
OK-N
Após a final, os pilotos que ficaram entre o segundo e o nono lugares na categoria OK FIA disputaram duas vagas para a Copa do Mundo OK-N, que será realizado junto ao Mundial de Kart, na Inglaterra.