Grupo 1 revela 12 campeões da Copa Brasil de Kart
Competição também definiu os finalistas para a Regional Cup de Kart nas categorias OK FIA e OK Júnior FIA
A primeira fase da 25ª Copa Brasil de Kart se encerrou neste domingo (21), com a definição dos 12 campeões desta edição, dos 23 títulos em jogo. A competição, que começou na quarta-feira (17), foi realizada no Circuito Internacional Paladino, em Conde (PB), local que também recebe a segunda fase nesta semana e a final da Regional Cup de Kart, nos dias 29, 30 e 31 deste mês.
Das 302 inscrições confirmadas para a Copa Brasil, 162 foram no Grupo 1. Ao todo, foram coroados seis novos campeões, três bicampeões, dois tricampeões e um pentacampeão do evento.
Como foram as competições
A Júnior Menor abriu a programação do dia. Pole na tomada de tempos, o gaúcho Nicolas Guth travou uma boa disputa com o carioca Raphael Gebara, cada um vencendo uma das classificatórias. Na final, a vitória ficou com Guth, que conquistou seu primeiro título na Copa Brasil.
Na OK FIA, o paulista Enzo Prando faturou seu segundo título no evento, repetindo o feito de 2021 na mesma categoria. Lucas Moura, segundo colocado, e Fausto Filho, terceiro, completaram o pódio e garantiram vaga para representar o Brasil no Sul-Americano de Kart, em agosto, no Rio Grande do Sul.
Prando também ficou com a vaga brasileira para o FIA Motorsport Games, que acontecerá na Espanha, em outubro, na categoria Sprint Sênior.
Na Mirim, o título ficou com Pietro Belizário, após a punição ao maranhense Murilo Dominguez, que cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi punido por atitude antidesportiva. É o primeiro título de Belizário na Copa.
Pela Super F4, o paranaense Murilo Fiore dominou tudo: fez a pole, venceu as duas classificatórias e levou o título na Final, repetindo a conquista de 2022.
Fechando as baterias da manhã, na F4 60+, Euvaldo Luz também não deu chance aos adversários e conquistou seu primeiro título na Copa. Na Super Sênior Master, vitória de Valdemiro Oliveira, pentacampeão da competição.
As finais da tarde foram abertas com a categoria com o maior grid da competição e uma das principais na formação de pilotos: a OK Júnior FIA, com 27 inscritos. No final, título para Pedro Lima, seu primeiro no evento. O piloto também carimbou seu passaporte para representar o Brasil no FIA Motorsport Games na Espanha, na categoria Sprint Júnior.
Além disso, Lima também recebeu da CBA a vaga para o Sul-Americano de Kart, assim como Theo Salomão, segundo colocado na categoria, e Rafael Busato, que finalizou em quarto. O piloto Victor Alencar, terceiro colocado na Copa, é norte-americano e, por isso, não pode concorrer à vaga no evento continental.
Na F4 Super Sênior, a disputa começou com um “enrosco” entre Rodrigo Piquet e Ernandes Onassis, que largaram na frente. Melhor para Marcos Adriano, que chegou ao seu terceiro título consecutivo na Copa na mesma categoria.
Já a corrida da Shifter foi de tirar o fôlego. Ainda no início, o pole Danilo Dirani e o maior vencedor da Copa, André Nicastro, se tocaram e escaparam na pista. Dirani acabou abandonando e Nicastro voltou para a disputa.
Com apenas 15 anos, o catarinense Gabriel Moura também deu um show para vencer e superar grandes feras, chegando ao seu terceiro título na Copa. Olin Galli foi o segundo e Nicastro, o terceiro.
Na Shifter Sênior, Marco Antonio Raimundo foi o campeão e, encerrando o Grupo 1, o carioca Vinícius Corbo ficou com o título na F4 Sênior.
Além dos troféus, todos os campeões também receberam como prêmio a isenção na taxa de inscrição para o 59º Campeonato Brasileiro de Kart em uma categoria de sua escolha.
Grupo 2 começa nesta semana
Agora, é a vez do Grupo 2 realizar suas provas na 25ª Copa Brasil de Kart. As atividades começam nesta terça-feira (23).
Estarão nesta fase as categorias F4 Júnior, F4 Graduado, Mini 2T, Júnior, Graduado, Novato, Sênior Am, Sênior Pro, Super Sênior e Super Sênior Master / 60+. As finais acontecerão no sábado (27).
Classificados para a Regional Cup de Kart
Além dos títulos da Copa Brasil, nas categorias OK Júnior FIA e OK FIA, os pilotos concorreram às quatro últimas vagas na final da 1ª Regional Cup de Kart.
Na OK FIA, ficaram com as vagas os pilotos Enzo Prando, Fausto Filho, João Maranhão e Maximo Toviggino. Na OK Júnior FIA, Vitor Alencar, Christian Mosimann, Lucas Provenzi e Guilherme Busato também estarão na decisão. A final terá 16 pilotos em cada categoria, na briga por este título inédito.
A Regional Cup também engloba a Mini 2T, que definirá seus quatro últimos finalistas no Grupo 2 da Copa Brasil.
Resultados (Top-5)*
Júnior Menor
- Nicolas Guth
- Raphael Gebara
- João Bonadiman
- Igor Maia
- Francisco Rocha
OK FIA
- Enzo Prando
- Lucas Moura
- Fausto Filho
- Heitor Farias
- Leo Cavalcanti
Mirim
- Pietro Belizario
- Murilo Dominguez
- Eliabe Mastella
- João Pedro Sarkis
- Joaquim Fronza
Super F4
- Murilo Fiore
- Bruno Grigatti
- Olin GalliGuilherme Figueiredo
- Gabriel Fernandes
F4 Super Sênior Master
- Valdemiro Oliveira
- Fausto de Sá
- Paulo Sant Anna
- Pedro Antônio
- Cesar Santos
F4 60+
- Euvaldo Luz
- Munir Aboissa
- Jaime Marques
OK Júnior FIA
- Pedro Lima
- Theo Salomão
- Victor Alencar
- Rafael Busato
- Marcelo Tortato
Cadete
- Alvaro Medeiros
- Kauan Bernardes
- Benny Abdalla
- Isaac Mastella
- João Malta
F4 Super Sênior
- Marcos Adriano
- Andre Vargas
- Adriano Martins
- Eduardo Campos
- Alex Grigoletto
Shifter Graduados
- Gabriel Moura
- Olin Galli
- Andre Nicastro
- Pedro Piquet
- Waldir Belizario
Shifter Sênior
- Marco Antonio
- Adriano Buzaid
- Victor Luz
- Kaio Dias
- Rodolfo Brito
F4 Sênior
- Vinicios Corbo
- Eduardo Guidi
- Alexandre Rosario
- Roberto Wuthstrack Jr
- Sandro Cibien
*Resultados Extra-oficiais
Com informações da Assessoria de Imprensa