Pilotos espantam o frio na 2ª etapa do Gaúcho de Kart

Temperaturas baixíssimas no Kartódromo de Guaporé foram insuficientes para atrapalhar as disputas na pista

Largada F4 Graduados em Guaporé - Rodrigo Dias
Categoria F4 Graduados teve bastante disputa, principalmente na primeira bateria (Foto: Rodrigo Dias)

O gélido fim de semana de Guaporé, na Serra gaúcha, pode até ter diminuído o número de participantes na segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Kart em relação à rodada inaugural. Porém, os pilotos que se deslocaram até o Kartódromo de Guaporé mostraram que o “bate-roda” ajuda a enfrentar o frio.

Ao todo, 31 pilotos aceitaram o desafio de ir às pistas com temperaturas entre 0ºC e 6ºC neste domingo (30). Eles foram distribuídos em sete categorias: Cadete, F4 Júnior, F4 Light Graduados, F4 Light Sênior, F4 Light Super Sênior, F4 Motor Próprio e F4 200kg.

Os vencedores da etapa foram Pedro Henrique (Cadete), Davi Kuhn (F4 Júnior), Lorenzo Charão (F4 Light Graduados), Richard Viana (F4 Light Sênior), Jean Picolotto (F4 Light Super Sênior), Luiz Felipe (F4 Motor Próprio) e Vitor Schunck (F4 200kg).

A segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Kart teve o apoio da Wokin Tools e da Redantex.

A competição

O traçado guaporense iniciou as atividades ainda no sábado (29). O dia foi reservado para os treinos livres, e já mostrava que o dia seguinte seria difícil. Afinal, no sábado, a temperatura no kartódromo não passou dos 9ºC.

Dessa forma, o frio seria um grande adversário para o domingo, destinado a tomada de tempos e às duas baterias que compuseram a etapa. Mas, ninguém contava com a neblina, que adiou o início das atividades em 30 minutos.

F4 Motor Próprio

Coube aos cinco pilotos da F4 Motor Próprio abrirem os trabalhos. Ao longo de sete minutos, Marcos Fontana conquistou a pole position, sendo seguido por Reni Defendi e Luiz Felipe, os segundo e terceiro colocados. Bruno Analino e Rafael Xavier tiveram seus tepos deletados.

Entretanto, Luiz Felipe mostrou que o frio era o de menos e conseguiu superar seus adversários, vencendo as duas provas. Na soma dos resultados, concluiu a etapa na primeira colocação, seguido de Fontana e Analino.

F4 Light Sênior e F4 Light Super Sênior

Em seguida, foi a vez dos pilotos da F4 Light Sênior e F4 Light Super Sênior. O grid foi composto por quatro pilotos, sendo que o nosso Piloto Push to Cast, Jean Picolotto, se inscreveu para as duas categorias. Richard Viana marcou a pole position geral e da Sênior após sete minutos, com apenas 26 milésimos de diferença para Leonardo Gerevah, o segundo. Apesar de ter marcado o terceiro tempo na Sênior, Picolotto ficou com a pole na Super Sênior, a 0,218s de Paulo Nasser.

Mas, se alguém esperava pouca emoção, se enganou. Na primeira bateria, Gerevah e Viana disputaram freneticamente a primeira posição. E Gerevah chegou em primeiro, com apenas 70 milésimos de vantagem para o adversário. Picolotto ficou em terceiro na Sênior e em primeiro na Super Sênior.

Na corrida seguinte, Gerevah bem que tentou se manter na ponta, mas um problema no carburador o obrigou a abandonar a prova a duas voltas do fil. Com isso, Viana venceu, com Picolotto em segundo – e primeiro na Super Sênior novamente. Na soma do resultado, Richard Viana e Jean Picolotto foram os campeões da etapa, nas categorias Sênior e Super Sênior, respectivamente.

F4 Light Graduados

O terceiro grupo a enfrentar o frio foi a F4 Light Graduados. Com um grid composto por seis pilotos, Lucas Busolotto marcou a pole position, com uma apertada vantagem de 43 milésimos de segundos para o segundo, Lorenzo Charão.

E Busolotto conseguiu fazer valer a vantagem da primeira posição, vencendo a primeira bateria de ponta a ponta, com seis décimos de vantagem para Lorenzo Charão, o segundo. A aniversariante do dia, Valentina Gil, não conseguiu completar a prova.

Já na prova seguinte, Lorenzo Charão também mostrou sua gana pela vitória e conseguiu abrir uma boa vantagem para Busolotto: 1,4 segundo de diferença. Mais uma vez, Valentina Gil não concluiu os 75% da prova. Na soma dos resultados, Lorenzo Charão concluiu a etapa no topo do pódio.

F4 200kg

A divisão em que o conjunto kart e piloto precisa somar, no mínimo, 200kg foi a quarta a percorrer os 800 metros do circuito do Kartódromo de Guaporé. E o que se viu foi Vitor Schunck fazer barba, cabelo e bigode.

Largando da pole, não tomou conhecimento dos adversários e cruzou a primeira bateria na primeira posição, seguido de Gastão Girotto e Fernando Engeles, que travaram uma intensa disputa pela vice-liderança, com Guilherme Corso finalizando o grupo. Na bateria seguinte, Schunck foi novamente o vencedor, com 14 segundos de vantagem sobre Girotto, o segundo. Engeles finalizou em terceiro após se sair melhor sobre Corso – que rodou enquanto buscava a terceira posição.

Com as vitórias, Schunck se saiu o vencedor da etapa.

Cadete

Os pilotos mais jovens do grid foram à pista à tarde, já com o sol oferecendo um pouco de calor a quem ainda permaneceu no circuito da Serra gaúcha. Porém, a categoria Cadete contou com apenas dois pilotos: Bento Maumann e Pedro Henrique.

Pole position na primeira corrida, Maumann manteve a ponta para vencer Henrique com 0,3 segundo de vantagem. Mas, viu a vitória da etapa escorrer pelas mãos ao ver o adversário concluir a segunda bateria na frente. Com isso, Pedro Henrique foi o vencedor da etapa.

F4 Júnior

A última categoria a ir para a pista foi também a que contou com o maior número de inscritos: dez. E a F4 Júnior viu uma briga entre Davi Kuhn e Arthur Machado para ver quem levaria o maior troféu para a casa, com Kuhn vencendo a primeira batalha, marcando a pole position.

Machado conseguiu se sobressair na primeira bateria, vencendo a prova com 4 segundos de vantagem sobre Kuhn. Antonio Delevati, que havia largado em quinto, terminou em terceiro. Porém, o ditado “quem ri por último ri melhor” ficou com Davi Kuhn, que levou a segunda bateria e viu Matheus Zaghi (8º na primeira corrida) chegar em segundo. Machado foi apenas o terceiro.

Na soma dos resultados, Davi Kuhn foi declarado o campeão da etapa.

Resultados por categoria

Cadete

  1. Pedro Henrique
  2. Bento Maumann

F4 Júnior

  1. Davi Kuhn
  2. Arthur Machado
  3. Matheus Zaghi
  4. Lucas Scherer
  5. Nicolas Bergamann
  6. Arthur Pompermayer
  7. Antonio Delevati
  8. Adrielli Lorentz
  9. Eduardo Corvello
  10. Pedro Cheguhem

F4 Light Graduados

  1. Lorenzo Charão
  2. Lucas Busolotto
  3. Vinicius Majoni
  4. Rafael Bastos
  5. Gonçalo Scherer
  6. Valentina Gil

F4 Light Sênior

  1. Richard Viana
  2. Leonardo Gerevah
  3. Jean Picolotto

F4 Light Super Sênior

  1. Jean Picolotto
  2. Paulo Nasser

F4 Motor Próprio

  1. Luiz Felipe
  2. Marcos Fontana
  3. Bruno Analino
  4. Rafael Xavier
  5. Reni Defendi

F4 200kg

  1. Vitor Schunck
  2. Fernando Engeles
  3. Gastão Girotto
  4. Guilherme Corso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *