CBA confirma Sul-Americano no Rio Grande do Sul
Competição continental retorna às atividades após hiato de quatro anos, e será composta por quatro categorias
O Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), será o palco do Campeonato Sul-Americano de Kart neste ano. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) confirmou a realização do evento em solo gaúcho, com apoio e reconhecimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A informação já havia sido divulgada pelo Push to Cast no início do mês.
O evento reunirá 11 países do continente, e ocorrerá entre os dias 22 e 25 de agosto. Estarão presentes no evento pilotos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Conforme o comunicado da CBA, a competição contribuirá para o desenvolvimento do kartismo continental. Isso porque o Sul-Americano não era realizado desde 2019, quando também foi disputado no Circuito Internacional Techspeed.
“Não se trata apenas da volta do Sul-Americano de Kart, mas de todo um projeto que passa a ter apoio da FIA e a união de 11 países que estão empenhados no crescimento e evolução do kart na região, para que nossos pilotos possam chegar cada vez mais preparados e fortes nos campeonatos Mundiais”, comentou Giovanni Guerra, presidente da CBA.
A competição
A competição deste ano englobará as categorias OK Júnior, OK FIA, KZ Graduado, KZ Master e X30 Master e será voltada a pilotos classificados nas competições nacionais ou indicados pelas federações dos países participantes.
Para Guerra, essa é uma grande conquista de todo o automobilismo da América do Sul. O dirigente agradeceu Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, e Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para o Esporte na América do Sul pelo apoio.
Na disputa do Sul-Americano, as categorias OK Júnior FIA, OK FIA, KZ Graduado e KZ Sênior seguirão o regulamento da FIA, incluindo o quesito de idade. Nas classes OK, os motores serão os mesmos utilizados na Regional Cup de Kart Brasil e sorteados.
Já para a X30 Master (aberta a pilotos com idade mínima de 28 anos completados em 2024) valerá o Regulamento Nacional de Kart (RNK) da CBA, também com motores sorteados.
Todos os pilotos deverão ser portadores da Cédula Desportiva Nacional de seus países, com validade para 2024, e desde que enquadrados nas categorias previstas no regulamento.
A participação nas categorias OK Júnior FIA, OK FIA e X30 Master será por meio de convite. Cada federação poderá indicar o número máximo de três pilotos por categoria. O número máximo de participantes será de 40 competidores, sendo 33 indicados e os sete restantes por ordem de efetivação da inscrição. Já na categoria KZ não haverá limite de inscritos.
A competição será disputada em duas provas classificatórias, uma Pré-final e uma Final. Todos os detalhes do regulamento desportivo e técnico já estão disponíveis no site da CBA, nas versões em português, espanhol e inglês, neste link.
Em breve, a CBA também divulgará os critérios para a classificação dos pilotos brasileiros para a competição.
Com informações da Assessoria de Imprensa