Guerra/Kiryla vencem, mas Queirolo/Muffato seguem líderes
Prova do Império Endurance Brasil no Velocittá teve domínio do protótipo Ligier, nas três primeiras posições
O Autódromo Velocitta, palco da terceira etapa do Império Endurance Brasil, viu as Ligier JS P320 dominar e ocupar os três primeiros lugares da classificação. A vitória ficou com Renan Guerra e Gustavo Kiryla, substituto do titular Marco Pisani no bólido #31. O carro da KTF Sports foi seguido por Lucas e Vitor Foresti (vencedor do troféu Legends) e por Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr., também a bordo de modelos europeus.
Entre os GTs, o dia também foi de dominação. Em sua primeira prova na temporada, Júlio Campos e Guilherme Figueiroa, reforçados por Werner Neugebauer, faturaram a vitória. O 1-2-3 dos Mercedes AMG GT3 preparados pelo Team RC foi complementado por Ricardo Baptista, Rafael Suzuki e Xandinho Negrão e por Max Wilson e Marco e Maurizio Billi.
Já na GT4, Jacques Quartieiro e Alan Hellmeister mantiveram os 100% de aproveitamento com seu Porsche 718 Cayman GT4. Um modelo idêntico, pilotado por João Tesser, Eric Santos e Marçal Müller, também da Stuttgart Motorsport, chegou na segunda posição, com o Audi RS3 LMS TCR de Kim Camelo e de Enzo e Henry Visconde, da Eurobike, no terceiro posto.
A próxima etapa acontece no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que já foi o palco da prova de abertura do campeonato, no dia 10 de agosto.
Vitória suada para Kiryla e Guerra
Entre os protótipos, Kiryla e Guerra fizeram uma prova luxuosa e brigaram pela ponta desde a largada. Na primeira metade, seus principais rivais foram o AJR de Sarin Carlesso e Vicente Orige, que abandonou após um incêndio, e o Sigma de Sérgio Jimenez, Marcelo Vianna e Christian Rocha, que sofreu com uma batida um pouco mais tarde.
Na metade final de prova, Kiryla viu Lucas Foresti reduzir sua vantagem na liderança em 25s, mas conseguiu sustentar a ponta para vencer em sua primeira largada em 2024.
“Mesmo o Pisani infelizmente sem poder participar, ele incentivou a gente a participar, para desenvolver o carro e ficar na briga pelo campeonato”, contou Renan Guerra. “E sem palavras para o Gustavo. Um menino nota mil e que acelera muito. A última meia hora de prova não acabava nunca, mas no final pudemos comemorar”, frisou.
Mercedes retorna no topo do pódio
Pela GT3, a corrida foi marcada pela dinâmica. O Porsche da Stuttgart apareceu em destaque na primeira metade da prova, com Marçal Müller e depois Ricardo Maurício, mas um drive thru por excesso de velocidade nos pits mudou a ordem de forças.
Em seguida, Rafael Suzuki colocou o Mercedes AMG GT3 #27 na liderança. Mas, na hora final, Xandinho Negrão não conseguiu manter o carro na liderança e foi superado por Júlio Campos, garantindo um Top-3 aos carros alemães e ao time chefiado por Marcel Campos.
“Foi muito legal. O Guilherme vinha fazendo basicamente treinos com o carro e hoje, na corrida, tinha algum problema bem grave no primeiro stint”, contou Campos. “A equipe mexeu em tudo para ver se achava alguma coisa no meu último stint e o carro cresceu. Agora descobrimos o que acontecia e o carro ficou muito bom, aí aproveitei para passar o Xandinho e arrancar para a vitória”, reforçou.
Briga acirrada, desfecho repetido
Na GT4, o duelo interno dos Porsche 718 Cayman GT4 da Stuttgart Motorsport foi intenso, mas o desfecho foi o mesmo das demais etapas: vitória de Alan Hellmeister e Jacques Quartiero. João Tesser chegou a colocar o outro carro da equipe na liderança, mantida no terceiro stint por Marçal Müller, mas no final, prevaleceu a experiência de Hellmeister para garantir a terceira vitória em três provas para o carro atual campeão da categoria.
“É nossa terceira vitória e até parece fácil, mas não está sendo fácil”, resumiu Quartiero. “Em nenhuma corrida lideramos de ponta a ponta ou com folga. Em todas as corridas, aparecem líderes diferentes, mas é bom que no final a estratégia e um pouquinho de sorte estão nos ajudando”, reforçou. “Nossa equipe fez a diferença. Ganhamos graças aos pit stops”, encerrou.
Os Top 3 em cada categoria
P1/Geral
- Renan Guerra/Gustavo Kiryla – Ligier JSP320 (KTF Sports) – 150 voltas em 4h02min04s232
- Lucas Foresti/Vitor Foresti – Ligier JSP320 (Foresti Sports) – a 7s308
- Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/André Moraes Jr. – Ligier JSP320 (BTZ Motorsports) – a 3 voltas
GT3
- Júlio Campos/Guilherme Figueiroa/Werner Neugebauer – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 146 voltas
- Ricardo Baptista/Rafael Suzuki/Xandinho Negrão – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 146 voltas
- Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 145 voltas
GT4
- Jacques Quartiero/Alan Hellmeister – Porsche 718 Cayman GT4 (Stuttgart) – 136 voltas
- João Tesser/Eric Santos/Marçal Müller – Porsche 718 Cayman GT4 (Stuttgart) – 135 voltas
- Enzo Visconde/Henry Visconde/Kim Camelo – Audi RS3 LMS TCR (Eurobike) – 130 voltas
Legends
- Vitor Foresti – Ligier JSP320 (Foresti Sports)
- Flávio Abrunhoza – Ligier JSP320 (BTZ Motorsport)
- Guilherme Figueiroa – Mercedes AMG GT3 (Team RC)
Classificação após três etapas (cinco primeiros)
Geral
- Pedro Queirolo/David Muffato (AJR – TMG Racing) – 360 pontos (255)
- Lucas e Victor Foresti (Ligier – Foresti Sports) – 320 (230)
- Renan Guerra (Ligier – KTF Sports) – 300 (300)
- Marcelo Vianna/Christian Rocha/Sérgio Jimenez (Sigma – Sigma Kraucher) – 295 (220)
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier – A. Mattheis) – 290 (245)
P1
- Pedro Queirolo/David Muffato (AJR – TMG Racing) – 360 (255)
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier – A. Mattheis) – 325 (245)
- Lucas e Victor Foresti (Ligier – Foresti Sports) – 325 (230)
- Marcelo Vianna/Christian Rocha/Sérgio Jimenez (Sigma – Sigma Kraucher) – 315 (220)
- Renan Guerra (Ligier – KTF Sports) – 300 (300)
GT3
- Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R – Stuttgart) – 370 (150)
- Rafael Suzuki/Ricardo Baptista (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 280 (150)
- Marco e Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 245 (130)
- Sérgio e Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3 – Tech Force) – 235 (130)
- Guilherme Figueiroa/Júlio Campos/Werner Neugebauer (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 150 (0)
GT4
- Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 – Stuttgart) – 450 (300)
- Eric Santos/João Tesser (Porsche 718 Cayman GT4 – Stuttgart) – 390 (260)
- Giuliano Bertuccelli (Porsche 718 Cayman GT4 – Stuttgart) – 260 (260)
- Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2/Audi RS3 – Eurobike) – 230 (230)
- Henry Visconde (BMW M2/Audi RS3 – Eurobike) – 220 (220)
Troféu Legends
- Victor Foresti (Ligier – Foresti Sports) – 450 (300)
- Emilio Padron/Henrique Assunção (Sigma – FTR Motorsport) – 335 (235)
- Marcel Visconde (Porsche 911 GT3 R – Stuttgart) – 325 (235)
- Maurizio Billi (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 235 (235)
- Flávio Abrunhoza (Ligier – BTZ Motorsport) – 235 (235)