Guerra/Kiryla vencem, mas Queirolo/Muffato seguem líderes

Prova do Império Endurance Brasil no Velocittá teve domínio do protótipo Ligier, nas três primeiras posições

Largada Imperio Endurance Brasil Velocitta - Bruno Terena
Corrida de quatro horas teve domínios do protótipo Ligier e dos carros Mercedes e Porsche (Foto: Bruno Terena)

O Autódromo Velocitta, palco da terceira etapa do Império Endurance Brasil, viu as Ligier JS P320 dominar e ocupar os três primeiros lugares da classificação. A vitória ficou com Renan Guerra e Gustavo Kiryla, substituto do titular Marco Pisani no bólido #31. O carro da KTF Sports foi seguido por Lucas e Vitor Foresti (vencedor do troféu Legends) e por Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr., também a bordo de modelos europeus.

Entre os GTs, o dia também foi de dominação. Em sua primeira prova na temporada, Júlio Campos e Guilherme Figueiroa, reforçados por Werner Neugebauer, faturaram a vitória. O 1-2-3 dos Mercedes AMG GT3 preparados pelo Team RC foi complementado por Ricardo Baptista, Rafael Suzuki e Xandinho Negrão e por Max Wilson e Marco e Maurizio Billi. 

Já na GT4, Jacques Quartieiro e Alan Hellmeister mantiveram os 100% de aproveitamento com seu Porsche 718 Cayman GT4. Um modelo idêntico, pilotado por João Tesser, Eric Santos e Marçal Müller, também da Stuttgart Motorsport, chegou na segunda posição, com o Audi RS3 LMS TCR de Kim Camelo e de Enzo e Henry Visconde, da Eurobike, no terceiro posto.

A próxima etapa acontece no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que já foi o palco da prova de abertura do campeonato, no dia 10 de agosto.

Vitória suada para Kiryla e Guerra

Entre os protótipos, Kiryla e Guerra fizeram uma prova luxuosa e brigaram pela ponta desde a largada. Na primeira metade, seus principais rivais foram o AJR de Sarin Carlesso e Vicente Orige, que abandonou após um incêndio, e o Sigma de Sérgio Jimenez, Marcelo Vianna e Christian Rocha, que sofreu com uma batida um pouco mais tarde.

Na metade final de prova, Kiryla viu Lucas Foresti reduzir sua vantagem na liderança em 25s, mas conseguiu sustentar a ponta para vencer em sua primeira largada em 2024.

“Mesmo o Pisani infelizmente sem poder participar, ele incentivou a gente a participar, para desenvolver o carro e ficar na briga pelo campeonato”, contou Renan Guerra. “E sem palavras para o Gustavo. Um menino nota mil e que acelera muito. A última meia hora de prova não acabava nunca, mas no final pudemos comemorar”, frisou.

Mercedes retorna no topo do pódio

Pela GT3, a corrida foi marcada pela dinâmica. O Porsche da Stuttgart apareceu em destaque na primeira metade da prova, com Marçal Müller e depois Ricardo Maurício, mas um drive thru por excesso de velocidade nos pits mudou a ordem de forças.

Em seguida, Rafael Suzuki colocou o Mercedes AMG GT3 #27 na liderança. Mas, na hora final, Xandinho Negrão não conseguiu manter o carro na liderança e foi superado por Júlio Campos, garantindo um Top-3 aos carros alemães e ao time chefiado por Marcel Campos.

“Foi muito legal. O Guilherme vinha fazendo basicamente treinos com o carro e hoje, na corrida, tinha algum problema bem grave no primeiro stint”, contou Campos. “A equipe mexeu em tudo para ver se achava alguma coisa no meu último stint e o carro cresceu. Agora descobrimos o que acontecia e o carro ficou muito bom, aí aproveitei para passar o Xandinho e arrancar para a vitória”, reforçou.

Briga acirrada, desfecho repetido

Na GT4, o duelo interno dos Porsche 718 Cayman GT4 da Stuttgart Motorsport foi intenso, mas o desfecho foi o mesmo das demais etapas: vitória de Alan Hellmeister e Jacques Quartiero. João Tesser chegou a colocar o outro carro da equipe na liderança, mantida no terceiro stint por Marçal Müller, mas no final, prevaleceu a experiência de Hellmeister para garantir a terceira vitória em três provas para o carro atual campeão da categoria.

“É nossa terceira vitória e até parece fácil, mas não está sendo fácil”, resumiu Quartiero. “Em nenhuma corrida lideramos de ponta a ponta ou com folga. Em todas as corridas, aparecem líderes diferentes, mas é bom que no final a estratégia e um pouquinho de sorte estão nos ajudando”, reforçou. “Nossa equipe fez a diferença. Ganhamos graças aos pit stops”, encerrou.

Os Top 3 em cada categoria

P1/Geral

  1. Renan Guerra/Gustavo Kiryla – Ligier JSP320 (KTF Sports) – 150 voltas em 4h02min04s232
  2. Lucas Foresti/Vitor Foresti – Ligier JSP320 (Foresti Sports) – a 7s308
  3. Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/André Moraes Jr. – Ligier JSP320 (BTZ Motorsports) – a 3 voltas

GT3

  1. Júlio Campos/Guilherme Figueiroa/Werner Neugebauer – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 146 voltas
  2. Ricardo Baptista/Rafael Suzuki/Xandinho Negrão – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 146 voltas
  3. Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 145 voltas

GT4

  1. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister – Porsche 718 Cayman GT4 (Stuttgart) – 136 voltas
  2. João Tesser/Eric Santos/Marçal Müller – Porsche 718 Cayman GT4 (Stuttgart) – 135 voltas
  3. Enzo Visconde/Henry Visconde/Kim Camelo – Audi RS3 LMS TCR (Eurobike) – 130 voltas

Legends

  1. Vitor Foresti – Ligier JSP320 (Foresti Sports)
  2. Flávio Abrunhoza – Ligier JSP320 (BTZ Motorsport)
  3. Guilherme Figueiroa – Mercedes AMG GT3 (Team RC)

Classificação após três etapas (cinco primeiros)

Geral

  1. Pedro Queirolo/David Muffato (AJR – TMG Racing) – 360 pontos (255)
  2. Lucas e Victor Foresti (Ligier – Foresti Sports) – 320 (230)
  3. Renan Guerra (Ligier – KTF Sports) – 300 (300)
  4. Marcelo Vianna/Christian Rocha/Sérgio Jimenez (Sigma – Sigma Kraucher) – 295 (220)
  5. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier – A. Mattheis) – 290 (245)

P1

  1. Pedro Queirolo/David Muffato (AJR – TMG Racing) – 360 (255)
  2. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier – A. Mattheis) – 325 (245)
  3. Lucas e Victor Foresti (Ligier – Foresti Sports) – 325 (230)
  4. Marcelo Vianna/Christian Rocha/Sérgio Jimenez (Sigma – Sigma Kraucher) – 315 (220)
  5. Renan Guerra (Ligier – KTF Sports) – 300 (300)

GT3

  1. Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R – Stuttgart) – 370 (150)
  2. Rafael Suzuki/Ricardo Baptista (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 280 (150)
  3. Marco e Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 245 (130)
  4. Sérgio e Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3 – Tech Force) – 235 (130)
  5. Guilherme Figueiroa/Júlio Campos/Werner Neugebauer (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 150 (0)

GT4

  1. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 – Stuttgart) – 450 (300)
  2. Eric Santos/João Tesser (Porsche 718 Cayman GT4 – Stuttgart) – 390 (260)
  3. Giuliano Bertuccelli (Porsche 718 Cayman GT4 – Stuttgart) – 260 (260)
  4. Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2/Audi RS3 – Eurobike) – 230 (230)
  5. Henry Visconde (BMW M2/Audi RS3 – Eurobike) – 220 (220)

Troféu Legends

  1. Victor Foresti (Ligier – Foresti Sports) – 450 (300)
  2. Emilio Padron/Henrique Assunção (Sigma – FTR Motorsport) – 335 (235)
  3. Marcel Visconde (Porsche 911 GT3 R – Stuttgart) – 325 (235)
  4. Maurizio Billi (Mercedes AMG GT3 – Team RC) – 235 (235)
  5. Flávio Abrunhoza (Ligier – BTZ Motorsport) – 235 (235)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *