Seletiva FIA Girls On Track garante três pilotas no Brasileiro
Trinta e seis pilotas foram ao Kartódromo Speed Park em busca de uma vaga na maior competição do kartismo nacional
As pilotas Nicolle Campos, Fernanda Cerqueira e Maria Eduarda Nienkotter estão confirmadas na 59º edição do Campeonato Brasileiro de Kart. Estas três kartistas conquistaram o título da 2ª Seletiva de Kart FIA Girls On Track Brasil, nas categorias Cadete (9 a 11 anos), Junior (12 a 14 anos) e Graduadas (14 a 24 anos), respectivamente.
Realizada neste domingo (9), no Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP), a competição promovida pela Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) reuniu 36 competidoras – nove na Cadete, 12 na Junior e 15 na Graduadas. Todas correram com karts de locação do complexo esportivo do interior paulista.
Como premiação, a Confederação Brasileira de Kart (CBA) pagará a inscrição e oferecerá os equipamentos necessários para a maior competição do kartismo nacional.
Como foi a Seletiva de Kart FIA Girls On Track Brasil
Todas as categorias foram divididas em dois grupos e contaram com uma repescagem. As categorias Cadete e Junior fizeram suas corridas pela manhã, e as Graduadas foram à pista no período da tarde.
Cadete
Na divisão destinada às crianças, o Grupo 1 contou com quatro pilotas e o Grupo 2 com cinco. Quem se deu melhor na primeira leva foi Isabelly Ferreira que fez a pole position e também ficou com a vitória, seguida de Isabela Alves de Lima e de Emilly Nogueira.
Já na classificatória seguinte, Manuela Bernardelli não conseguiu fazer valer a primeira posição no grid, chegando na segunda posição, atrás de Melina Guierrez, a vencedora. Nicolle Campos chegou no terceiro posto.
A repescagem foi composta por três pilotas, vencida por Bianca Curcio Rodrigues.
Com 8 pilotas, a final contou com 11 voltas. Nicolle Campos não tomou conhecimento das adversárias: venceu, fez a volta mais rápida e ainda registrou o maior número de ultrapassagens. Atrás dela, chegaram Melina Guierrez e Isabelly Ferreira.
Junior
Com 12 pilotas, os dois grupos contaram com o mesmo número de kartistas. E duas Giovanas levaram a melhor na tomada de tempos de seus respectivos grupos: Marinoski ficou com a pole no primeiro conjunto, e Schutt saiu na ponta do segundo.
Mas, Giovana Marinoski não conseguiu repetir a dose na corrida classificatória. Abandonou logo na terceira volta das sete programadas e viu Lara Migray Kraft sair da última posição para vencer, com Fernanda Cerqueira e Pyetra Leão Carvalho nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Em compensação, Giovana Schutt fez valer a sua posição de honra. Cruzou a linha de chegada no Grupo 2 à frente de Gabriela Manzato e Leticia Pagy.
Entretanto, é a final que vale. E Fernanda Cerqueira conquistou o título ao completar as 11 voltas na frente de todas as sete adversárias. O pódio foi completado por Pyetra Leão Carvalho e Marcella Assumpção – a campeã da Cadete na edição 2023.
Graduadas
A categoria formada pelas pilotas mais experientes também foi a que contou com o maior número de inscritas: 15 no total. Oito competidoras ficaram no primeiro grupo e sete no segundo.
Assim como na Junior, outra campeã da edição passada da Seletiva de Kart FIA Girls On Track queria repetir a dose: Anna Luiza Pimpão, campeã da Junior. Pode-se dizer que o caminho começou bem, pois conseguiu a pole position no Grupo 1. Maria Luiza Bedin, por sua vez, ficou com a posição de honra no Grupo 2.
Tudo parecia correr da melhor forma para Anna Luiza na corrida classificatória, quando completou as 7 voltas programadas à frente de todas, seguida de Livia Alves e Manuela Clauset. Assim como a adversária do Grupo 1, no Grupo 2, Maria Luiza também “honrou” a posição de largada e venceu a prova, com Sarah Rudeck e Ana Beatris Martins logo atrás.
Maria Eduarda Nienkotter – que, no Grupo 1, havia se classificado na sexta posição na tomada de tempos e terminou a corrida na quinta – venceu na repescagem.
E foi justamente na prova decisiva que Maria Eduarda se sobressaiu: largando da sétima posição, completou as 10 voltas com 2,5 segundos de vantagem para a vice-campeã, Maria Luiza Bedin – que havia largado na pole. Manuela Clauset chegou no terceiro posto.
Além do título e da participação no Brasileiro de Kart, Maria Eduarda Nienkotter ganhou um teste na categoria NASCAR Brasil. A vice-campeã, Maria Luiza Bedin, também foi agraciada com este prêmio.
Apoio
A Seletiva de Kart FIA Girls On Track 2024 foi uma realização da CBA, da CFA e do Banco BRB. Teve patrocínio da Porto e contou com apoio do Kartódromo Speed Park, da Comissão Nacional de Kart (CNK), da (Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), e do FIA Sports Grant.
O Projeto FIA Girls On Track Brasil foi aprovado com base na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério do Esporte sob o número de processo 71000.053795/2023-00 – SLI 2301231.