Abertura do Gaúcho de Kart reúne 52 inscritos em Vacaria
Etapa inaugural do certame estadual recebeu dez categorias no Kartódromo Dante Roveda, neste domingo
A chuva deu uma trégua no Rio Grande do Sul e a abertura do Campeonato Gaúcho de Kart, realizada neste domingo (14) no Kartódromo Dante Roveda, em Vacaria (RS), ocorreu sem percalços. Com 52 inscritos distribuídos em dez categorias, a etapa inaugural do certame foi uma mistura de domínio em algumas e de vencedores diferentes em outras.
Por falar em domínio, um deles foi na Cadete. Pedro Renner conquistou a pole position e venceu as duas corridas do dia. Em ambas as provas, foi seguido por Bento Naumann e Theo Zingali, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Na soma dos resultados, Renner saiu como campeão da etapa e líder do certame.
Outro ocorreu na F4 Júnior. Davi Kuhn – também conhecido nas competições de kart rental – marcou a pole position e venceu as duas baterias da divisão. Em ambas, teve Antonio Delevati como segundo colocado. A diferença no pódio foi no terceiro colocado, com Arthur Machado ocupando a posição na corrida 1 e Lucas Scherer tomando seu lugar na corrida 2. Com isso, Kuhn saiu na liderança da competição.
Com 16 inscritos distribuídos em 3 divisões, a F4 Light foi a categoria com o maior número de pilotos em pista. E, diferente das duas anteriores, não viu o pole position subir ao lugar mais alto do pódio.
Leonardo Gerevini (F4 Light Sênior) largou na ponta da geral e de sua categoria, mas não conseguiu reverter em vitória. Na bateria 1, Vinicius Majoni venceu pela Graduados, com Lucas Bussolotto em segundo e Dudu Schons em terceiro. Já na segunda prova, Breno Rubin se sagrou o vencedor, seguido por Gonçalo Scherer e Lorenzo Charão. Na somatória, Majoni foi o grande vencedor do dia.
Enquanto isso, na F4 Light Sênior, Sergio Schunck levou a melhor sobre o adversário então pole position. Venceu as duas provas e viu Gerevini chegar em segundo em ambas. A diferença foi no terceiro lugar: na corrida 1, ele foi ocupado por Danolei Andrade e, na corrida 2, a honra coube a Jean Picolotto.
Encerrando as provas da F4 Light, Jair Calgaro foi o grande vencedor. Também com duas vitórias, saiu de Vacaria no lugar mais alto do pódio. Jean Picolotto chegou em segundo na bateria 1, seguido de Paulo Henrique Nasser. Na bateria seguinte, foi a vez de Vinicius Ceron ocupar a segunda colocação, com Picolotto na terceira.
Outra categoria com variação nas posições foi a F4 Motor Próprio. Com seis pilotos inscritos, viu Luiz Kaercher marcar a pole position e vencer a primeira prova, com Pablo Morales e Tiago Zanella chegando em seguida.
A sorte de Kaercher mudou na segunda prova, quando não marcou pontos. Com isso, Morales conquistou a vitória, com Zanella novamente em seu encalço e Marcos Fontana em terceiro. Na soma de resultados, Morales fechou o dia na liderança da categoria.
Na divisão F4 200kg – em que o conjunto piloto e kart deve somar 200kg ao fim das corridas -, mais um domínio. Gastão Girotto fez barba, cabelo e bigode, conquistando a pole position e a vitória nas duas baterias. A diferença foi nas duas posições restantes: na corrida 1, Vitor Schunck chegou em segundo, com Carlos Zibetti em terceiro. Os dois, aliás, inverteram as posições na corrida seguinte.
Composta por duas divisões (Graduados e Sênior), a categoria F125 Light não teve domínio. É bem verdade que Fernando Barboza (Graduados) marcou a pole position, mas também não conseguiu converter em vitória. Tanto que, na primeira prova da categoria, Miguel Tanuri cruzou a linha de chegada da Graduados em primeiro, com Lucas Altissimo em segundo e Fernando Barboza em terceiro. Já na prova seguinte, coube à Rodrigo Gonzales a vitória, sendo seguido por Barboza e por Tanuri, respectivamente.
Já na Sênior, Carlos Duarte chegou em primeiro na primeira prova, com Rafael Hildebrando em segundo e Julio Pirez em terceiro. Porém, na seguinte, a vitória ficou com Pirez, seguido de Duarte e Hildebrando. Dessa forma, Duarte encerrou o dia na liderança da categoria.
Por fim, a KZ, a categoria dos karts com marcha. Rodrigo Gonzales até ensaiou um domínio: marcou a pole position e venceu a primeira prova, mas tudo mudou na seguinte, quando não conseguiu completar. Dessa forma, Fabio Senna – que chegou em segundo na bateria 1 e venceu na bateria 2 – terminou a primeira etapa do Gaúcho de Kart na primeira posição.
De acordo com o presidente da Associação de Automobilismo de Vacaria (AAVA), Fernando Barboza, todas as expectativas foram atingidas. “Os pilotos ficaram satisfeitos e a maior parte gosta de andar aqui e pede para ter campeonatos em Vacaria”, complementa.
Ao mesmo tempo, o dirigente vacariense e promotor da etapa agradeceu a presença do presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Arlindo Signor, do vice-prefeito da cidade, Marcelo Dondé, e da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer no evento.
A próxima etapa do Campeonato Gaúcho de Kart ocorre no dia 23 de junho, no kartódromo de Guaporé, na Serra gaúcha.
Confira o resultado final da 1ª etapa
Cadete
- Pedro Renner – 22 pontos
- Bento Naumann – 18
- Theo Zingali – 16
F4 Júnior
- Davi Kuhn – 22 pontos
- Antonio Delevati – 18
- Arthur Machado – 15
- Lucas Scherer – 14
- Arthur Pompermeyer – 13
- Nicolas Sachett – 10
- Luis Pedro Cheguem – 7
- Matheus Zaghi – 5
- Adrielli Lorentz – 4
F4 Light Graduados
- Vinicius Majoni – 18 pontos
- Breno Rubin – 17
- Lorenzo Charão – 15
- Lucas Bussolotto – 15
- Gonçalo Scherer – 14
- Dudu Schons – 13
- Rafael Bastos – 8
- Gabriel Kohl – 5
- Richard Viana – 5
F4 Light Sênior
- Sergio Schunck – 22 pontos
- Leonardo Gerevini – 18
- Jean Picolotto – 15
- Danolei Andrade – 8
F4 Light Super Sênior
- Jair Calgaro – 22 pontos
- Jean Picolotto – 17
- Vinicius Ceron – 16
- Paulo Henrique Nasser – 15
F4 Motor Próprio
- Pablo Morales – 20 pontos
- Tiago Zanella – 17
- Marcos Fontana – 14
- Reni Defendi – 14
- Luiz Kaercher – 11
- Diego Colett – 0
F4 200kg
- Gastão Girotto – 22 pontos
- Carlos Zibetti – 17
- Vitor Schunck – 17
- Guilherme Corso – 14
- Fernando Engeles – 12
F125 Light Graduados
- Miguel Tanuri – 19 pontos
- Fernando Barboza – 17
- Pedro Paim – 14
- Rodrigo Gonzales – 11
- Lucas Altissimo – 9
- Gabriela Cauduro – 6
F125 Light Sênior
- Carlos Duarte – 20 pontos
- Julio Pirez – 19
- Rafael Hildebrando – 17
KZ
- Fabio Senna – 20
- Uchoa – 17
- Rodrigo Gonzales – 11