Das competições de kart rental para as de kart próprio
A partir de hoje, contaremos a trajetória de Jean Picolotto, que saiu das competições de rental para as de kart próprio nesta temporada
O ano de 2024 comprova aquela máxima de que não existe idade para realizar seus sonhos. Quem prova isso é Jean Picolotto que, por muitos anos, competiu de kart rental. Agora, o garibaldense de 44 anos parte para um novo desafio: competir no Campeonato Gaúcho de Kart, destinado àqueles que têm kart próprio.
A mudança não foi por acaso. Ao longo dos seus nove anos como piloto amador, teve um “kart tradicional” por um breve período: era um com motor quatro tempos, mas que não foi usado em competição.
“Eu estava curioso, já que meu pai também foi mecânico de kart quando eu era criança”, conta. “Porém, o único contato que tive havia sido lá pelos três ou quatro anos de idade, quando sentei em um kart na mecânica dele”, complementa.
Enquanto a vontade de ir além dos karts de aluguel não conciliava com a oportunidade, Picolotto se dedicou muito à modalidade. Começou aos 35 anos de idade e percebeu que, mesmo em uma atividade de “lazer”, tinha muito a aprender.
“O desafio sempre foi adaptar o meu estilo de pilotagem à frota ou ao kart que estava usando, fazendo com que me esforçasse para extrair o máximo que aquela máquina podia me oferecer”, explica. E, para que isso pudesse acontecer, foi necessário investir – inclui nessa conta o fator “tempo” – para aprimorar sua técnica.
Necessidade de mais
Entretanto, Picolotto não ainda não estava satisfeito.
O kart rental, que tanto contribuiu com sua trajetória, preencheu apenas uma lacuna nesses anos como piloto amador e organizador de competições pelo Serra Kart Racing (SKR) e outros eventos. “Tenho certeza, neste período, aprendi muito sobre o esporte, sobre conduta, sobre adaptar-se a situações imprevistas, conheci muitos pilotos e fiz amizades”, reflete.
Porém, faltava algo. Aquilo que muitos fazem nos simuladores de automobilismo, como ajustar o veículo às suas características ou de ter uma equipe (mesmo que virtual) trabalhando na pista em que se está era essencial. Ou seja, adaptar a máquina ao seu estilo – e não o contrário.
“(Quero) fazer diferentes ajustes, com aquele sentimento de estar a cada dia superando a si mesmo, com qualquer melhoria, mecânica ou pessoal, que possa ser feita com o intuito de vencer o meu próprio eu”, argumenta.
Parceria com quem entende
A escolha pelo Campeonato Gaúcho de Kart, que começa neste fim de semana em Vacaria, não foi por acaso. Ele já conhece a pista e também um dos nomes mais importantes quando o assunto é preparação de motores para kart: Cesar Mittag, da Mittag Racing.
“Pelo fato de não dominar completamente o assunto, entendi que precisava estar apoiado em quem realmente pudesse me ajudar a evoluir”, reconhece. A escolha tem um grande motivo por trás: o “Seu Mittag” está à frente da equipe e conquistou diversos campeonatos nestes 50 anos de história da empresa.
“Recebo muitas dicas, repasso muito feedback da máquina, testamos ajustes, chassi… Tudo em busca de nos superarmos a cada treino”, diverte-se o piloto, que começou a preparação para esta nova empreitada em fevereiro deste ano.
No momento, o foco é na etapa inaugural do Gaúcho de Kart, mas o “trabalho de formiguinha” atrás da melhor performance será constante. Afinal, o certame terá um total de quatro etapas: as demais serão em Guaporé, Venâncio Aires e Farroupilha.
Mas, não basta vontade e equipe para que o sonho se realize. É necessário apoio – seja financeiro e ou com outros serviços – e Picolotto conta com isso. O piloto tem o patrocínio da Vinícola Galiotto e apoio da Mittag Preparação de Motores e do Push to Cast, por meio do projeto Piloto Push to Cast.
Agora, é esperar para saber como será este novo desafio de Jean Picolotto. E queremos que você venha conosco.
O projeto Piloto Push to Cast tem o objetivo de acompanhar a trajetória de pilotos de kart e de automobilismo pelo Brasil e publicar em seus canais de comunicação. Caso tenha interesse em fazer parte do Piloto Push to Cast, entre em contato pelo e-mail rodrigo@pushtocast.com.br