Streamers saem das pistas virtuais para as reais
Quem diz que automobilismo virtual é apenas um passatempo e que não pode ser levado a sério precisa rever seus conceitos. Em menos de duas semanas, tivemos dois anúncios importantes para as pistas reais, todas elas envolvendo streamers de renome na internet.
O primeiro foi no dia 13, quando Alexandre Gaules (ou, como é conhecido, apenas Gaules) – um dos maiores streamers do mundo – anunciou a G3X Racing, sua equipe real de automobilismo. A categoria escolhida foi a Turismo Nacional, um dos certames promovidos pela VICAR – a mesma que organiza a BRB Stock Car Pro Series e a BRB Fórmula 4 Brasil.
A expectativa era sobre quem estaria no volante do Chevrolet Onix da equipe. E as dúvidas foram sanadas nesta terça-feira, 19. Os escolhidos foram Gui Sirtoli e o também streamer Victor Taube (Velho Vamp) – uma maneira de aliar a experiência do primeiro com a empolgação do segundo.
Leia também: Bruno Fernandes: Meu sonho é viver do esporte
Do virtual para o real
Para participar deste certame, Velho Vamp não teve vida fácil. Desde o início do ano, participou de um programa intensivo de testes no Centro de Pilotagem Roberto Manzini, em São Paulo. Depois, fez o curso de pilotagem da MCS Racing School, em Londrina (PR).
Só depois disso que obteve a licença da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para tornar-se piloto de competição. Em seguida, testou um Chevrolet Onix e um Hyundai HB20S no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), no mês de agosto. Lá, atingiu os índices considerados competitivos para fazer parte da Turismo Nacional.
A duas estreias serão já neste fim de semana, na 5ª etapa da Turismo Nacional, no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A primeira prova está prevista para as 11h10 do sábado, com a segunda ocorrendo às 15h10 do mesmo dia. Já no domingo, mais duas corridas: uma às 10h30 e outra às 14h20.