Gaúchos levam todos os títulos da Copa KMKZY
Os pilotos do Rio Grande do Sul dominaram a Copa KMKZY, disputada no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita. Com mais de 230 inscritos (sendo 110 só de gaúchos) o kartódromo recém batizado esquentou ainda mais o domingo, 6, para a disputa pelo título das cinco categorias do evento.
Além do troféu, era a oportunidade de marcar pontos para o Ranking Nacional de Kart Rental (NKR) deste ano.
Dividida em quatro séries classificatórias, realizadas entre sábado (5) e a manhã de domingo, a disputa pelo título ficou para a quente tarde dominical, quando o público conheceu os campeões das categorias Leves, Médios, Pesados, Sênior e Estreantes.
Desafios diferentes nos dois dias
Ao todo, 237 pilotos se inscreveram para a prova, com a categoria Leves com o maior número: 66 no total. Ou seja, não tinha kart para todos e teve de ser dividida em dois grupos com 33 competidores.
E, se no sábado as disputas se encerraram com chuva e um acidente múltiplo que obrigou o acionamento da bandeira vermelha, o domingo foi diferente: mais de 30 graus Celsius e muito calor para quem tinha de vestir macacão, capacete e outros itens de segurança.
Entretanto, nada que impedisse uma série de entreveros praticamente a cada curva, em todas as voltas realizadas. Depois das quatro séries, as categorias Leves, Pesados, Médios e Estreantes levaram 15 pilotos para a final. A exceção foi a Sênior, com 14.
Leia mais notícias sobre Kart Rental
Como foram as finais
Para conquistar o troféu de campeão, não era necessário chegar em primeiro. Afinal, na final, a pontuação era dobrada. Com isso, era necessário ficar à frente dos adversários diretos para conseguir subir no ponto mais alto do pódio.
Confira como foram as disputas
Estreantes
A primeira decisão foi da Estreantes – pilotos que, independentemente de sua experiência no kart rental, participavam pela primeira vez da Copa KMKZY. Com nomes como Luiz Sena Jr. e Juliana Petruschky (campeões das Seletivas para o Mundial de Kart Indoor realizadas pela mesma promotora desse evento), as expectativas por grandes disputas eram altas.
E foi isso que ocorreu ao longo dos 15 minutos de prova. Largando da pole position, Kim Krug não teve vida fácil. Até a quarta volta, ele, Sena Jr., Juliana e Majoni se distanciavam dos demais. Porém, a partir da quinta volta, Krug se aproveitou da disputa dos adversários para abrir vantagem. Com isso, finalizou com mais de 3 segundos de diferença para os demais, e marcou pontos suficientes para conquistar o título.
Os cinco primeiros da Estreantes
- Kim Krug (RS) – 143 pontos
- Luiz Sena Jr. (RS) – 140
- Juliana Petruschky (SC) – 136
- Anderson Hoffmeister (RS) – 127
- Guilherme Maltez (DF) – 116
Sênior
A próxima disputa era pelo título da Sênior, para pilotos com mais de 40 anos. Com uma largada comportada, Rafael Santini se manteve na ponta e viu João Gonzales, que vinha logo atrás, errar e cair para a décima posição.
Com diversas trocas de posições entre os primeiros, nenhum dos candidatos teve vida fácil. Enquanto isso, Gonzales subia aos poucos de posição e, na 11ª volta, já era o quinto colocado. Apesar do “entrevero” entre lá na frente, ele não conseguiu chegar perto para tentar conquistar o título. Ao final, quem somou mais pontos foi Cristiano Fogaça, ao terminar a prova na terceira posição.
Os cinco primeiros da Sênior
- Cristiano Fogaça (RS) – 132 pontos
- Tomas Alves Araujo (RS) – 129
- Alexandre de Rezende Bicalho (MG) – 127
- João Carlos Gonçalves Filho (RS) – 123
- André Felisberto (RJ) – 123
Pesados
Em seguida, a categoria Pesados foi para a pista para saber quem levava a melhor entre os com mais de 110kg. Assim como na Sênior, essa largada foi tranquila até a primeira curva. Foi ali, na curva do Posto, que Lucas Aquareli caiu da 4ª para a décima posição. E, na ponta, Fabio Lammel, o pole, tomou uma punição de três segundos por ter ultrapassado os limites de pista.
Mas, se alguém pensava que o piloto se daria por vencido, se enganou. O que se viu foi um show de pilotagem, sem erros. Tanto que, a cada volta, Lammel se distanciava dos demais pilotos, que brigavam entre si pelos outros lugares do pódio.
Assim, ele conseguiu descontar os três segundos de punição e, ao mesmo tempo, abrir quase 12 segundos de vantagem para o segundo colocado. Dessa forma, marcou o máximo de pontos possíveis para se sagrar campeão.
Os cinco primeiros da Pesados
- Fabio Lammel (RS) – 145 pontos
- Leonardo Gianfagna (SP) – 134
- Felipe Ballarin Ferraioli (SP) – 130
- Gustavo Carvalho (AM) – 126
- Adriano Carboni (RS) – 124
Leves
Se alguém esperava uma largada “de boas”, se enganou. Já na segunda curva, o pole position Rodrigo Vieira caiu para a sétima posição. Quem assumiu a ponta foi Matheus Castro, um dos integrantes do Clã Castro com vasta experiência no automobilismo gaúcho.
Quem chamou a atenção foi a piloto Mariana Serafim. Campeã da primeira edição da FIA Girls On Track, a piloto – única mulher na final da categoria, assim como Juliana na Estreantes e na Pesados – buscou de todas as formas ficar entre os primeiros.
Lá na frente, Castro e Rafael Brufatto eram quem disputavam de maneira ferrenha a liderança. Entretanto, a experiência falou mais alto e Matheus encerrou os 15 minutos de bateria na primeira colocação, levando, com isso, o título da categoria.
Os cinco primeiros da Leves
- Matheus de Castro (RS) – 140 pontos
- Thiago Karsten (SC) – 133
- Edson Gravina (RS) – 130
- Rodrigo Vieira (SP) – 127
- Alberto Augusto da Rosa – 121
Médios
Infelizmente, não conseguimos acompanhar a prova. Porém, podemos dizer que Kim Krug foi o grande nome da categoria. Isso porque o piloto também foi o campeão, levando dois títulos no fim da Copa KMKZY/NKR.
Os cinco primeiros da Médios
- Kim Krug (RS) – 147 pontos
- Wellington Caldeira (RS) – 137
- William Schroder (RS) – 133
- Leonardo Ferreira de Oliveira (MG) – 129
- Fabio Benassi (RS) – 127