Mastodon

Citadino de Vacaria abre calendário de kart da FGA

Ao todo, 45 pilotos se inscreveram para participar em uma das quatro categorias da prova realizada neste domingo, 10 de março

Citadino de Vacaria - Idalicio/IR Criações
Competições foram acirradas na maioria das baterias (Fotos: Idalício/IR Criações)

O calendário de competições de kart supervisionadas pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) começou neste domingo (10), com o Citadino de Vacaria. Realizado no Kartódromo Dante Roveda, em Vacaria (RS), a competição contou com as categorias Fireball, F4 G5, F4 Light e KZ.

Esta foi a primeira das quatro etapas previstas para a temporada e teve um total de 45 inscritos.

Confira abaixo como foi cada categoria.

F4 G5

Com 15 pilotos inscritos, sendo cinco na divisão Graduados e dez na Novatos, quem conquistou a posição de honra no grid de largada foi Rafael Finger. O melhor da Novatos foi Carlos Zibetti, em quarto.

E Finger não quis saber de seus adversários e venceu a primeira bateria com cinco segundos de vantagem para o segundo, Maurício Rudorff (Graduados). Atrás deles chegaram Vagner Cioato, Claudio Rech e Pedro Ceron, todos da Graduados. Pela Novatos, quem venceu foi Romeu Verza.

Porém, as coisas mudaram na segunda bateria. Cioato cruzou a linha de chegada com 230 milésimos de vantagem sobre Finger e 385 milésimos sobre Rudorff, segundo e terceiros, respectivamente. Rech e Romeu Verza (Novatos) completaram o pódio. Aliás, Romeu também se sagrou o vencedor da categoria dos iniciantes – de novo.

KZ Shifter

Pela KZ, dos karts com marchas, quatro pilotos compuseram a categoria. E o público viu o domínio de Diego Diehl, que fez a pole position e venceu as duas provas.

Na primeira, cruzou a linha de chegada na frente, seguido por Choka, Rodrigues e Camila. Na prova seguinte, apenas uma mudança de posição: Choka caiu de segundo para quarto, e ficou atrás de Camila Valduga e Guilherme Rodrigues, segunda e terceiro, respectivamente.

Fireball

Com 13 pilotos, sendo cinco na principal oito na Novatos, a Fireball viu mais um domínio de piloto. Fernando Barboza fez a pole e também venceu as duas baterias.

Ele concluiu a primeira bateria à frente de Carlos Duarte e Pedro Paim nos segundo e terceiro lugares, respectivamente. Marcos Fontana, Tauan Ribeiro e Gabriela Cauduro, todos da Novatos, chegaram em quarto, quinto e sexto, respectivamente. Os demais pilotos não completaram a prova.

O resultado da segunda corrida da Fireball foi semelhante ao primeiro, mas não completamente. Os quatro primeiros foram os mesmos da prova anterior (Barboza, Duarte, Paim e Fontana). A novidade ficou no quinto posto: Gabriela Cauduro, também da Novatos.

Citadino de Vacaria - Idalício/IR Criações
Classificatórios e corridas foram todas realizadas no domingo (Foto: Idalício/IR Criações)

F4 Light

Mais uma categoria com 15 inscritos, a F4 Light, também foi dividida entre Graduados e Novatos (oito na primeira e sete na segunda). Desta vez, não houve domínio. Leonardo Gerevah garantiu a pole position, com Sergio Schunck e Gustavo Jacques (todos da Graduados) entre os três primeiros. O melhor da Novatos no classificatório foi Vinicius Ceron.

A vantagem de Gerevah foi por água a baixo na primeira bateria. Ele chegou atrás de Schunck por menos de 2 décimos de segundo. Atrás dele apareceram Marcelo Furtado, Gustavo Jacques e Gastão Girotto, todos da Graduados. Pela Novatos, Jair Calgaro foi o vencedor.

Na segunda prova, Gerevah se recuperou e chegou à frente de Schunck, desta vez por 8 décimos de segundo. Schunck, porém, não teve essa facilidade: ficou à frente de Gastão Girotto, o terceiro, por apenas 8 milésimos de segundo. Gustavo Jacques chegou em quarto, com Jair Calgaro (Novatos) em quinto. Calgaro também se sagrou o vencedor dos iniciantes.

O Citadino de Vacaria é promovido pela Associação de Automobilismo de Vacaria (AAVA). A próxima etapa da competição está marcada para o dia 5 de maio.

Pontuação do Campeonato

F4 G5

Graduados

  1. Rafael Finger – 38 pontos
  2. Vagner Cioato – 36
  3. Maurício Rudorff – 34
  4. Claudio Rech – 28
  5. Pedro Ceron – 24

Novatos

  1. Romeu Verza – 40 pontos
  2. Pedro Henrique Verza – 34
  3. Leonardo Linhares – 30
  4. Daniel Morello – 28
  5. William Arruda – 28
  6. Augusto de Castro – 17
  7. Laercio Paloschi – 16
  8. Vagner Paim – 15
  9. Carlos Zibetti – 10
  10. Rogerio Torres – 9

Fireball

Principal

  1. Fernando Barboza – 40 pontos
  2. Carlos Duarte – 36
  3. Pedro Paim – 32
  4. Fernando Cechinato – 14
  5. Vadis Grando – 0

Novatos

  1. Marcos Fontana – 40 pontos
  2. Gabriela Cauduro – 34
  3. Tauan Ribeiro – 32
  4. Rafael Mendes Ceara – 16
  5. Laercio Paloschi – 12
  6. Augusto Castro – 0

KZ

  1. Diego Diehl – 40 pontos
  2. Camila Valduga – 32
  3. Guilherme Rodrigues – 32
  4. Analino Choka Sirtuli – 32

F4 Light

Graduados

  1. Leonardo Gerevah – 38 pontos
  2. Sergio Schunck – 38
  3. Gastão Girotto – 28
  4. Gustavo Jacques – 28
  5. Marcelo Furtado – 26
  6. Guilhermo Trevisol – 20
  7. Dalonei Andrade – 10
  8. Germano Baldin – 9

Novatos

  1. Jair Calgaro – 40 pontos
  2. Vinicius Ceron – 36
  3. Cesar Tibola – 26
  4. Tobias Trevisan – 26
  5. Leonardo Russi – 25
  6. Eduardo Hoffman – 24
  7. Gustavo Rizzotto – 21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *