Mastodon

Joaquim Fronza parte para Sul Brasileiro embalado por pódio no Beto Carrero

Kartista de Bento Gonçalves (RS) chega ao Kartódromo de Pato Branco (PR) após quarto lugar no certame catarinense

Joaquim Fronza Copa Beto Carrero - Gilmar Rose
Piloto subiu ao pódio na quarta colocação na Copa Beto Carrero, no último sábado (Foto: Gilmar Rose)

O jovem Joaquim Fronza mal teve tempo para comemorar o pódio conquistado na abertura da Copa Beto Carrero de Kart, no último sábado (9). É que o o piloto bento-gonçalvense desembarca neste sábado (16) em Pato Branco (PR), onde representará as marcas Bertolini Transportes e ERT Embreagens e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves no Campeonato Sul Brasileiro de Kart.

Esta será a segunda competição de Joaquim em nível nacional. A primeira foi em 2023, ano de sua estreia no kartismo, quando correu pela categoria Mirim no Grupo 1 do Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS).

Agora mais experiente e com equipamentos da fabricante de chassis Techspeed, o piloto da equipe DDM Kart Racing e TI Perfomance dá mais um passo em seu desenvolvimento na principal modalidade de base do automobilismo brasileiro. “Pretendemos começar os trabalhos já neste sábado, para estarmos prontos quando a pista for aberta aos pilotos na terça-feira (19)”, conta Rafael Fronza, pai de Joaquim.

A programação do Sul Brasileiro de Kart começa na próxima terça-feira, com os treinos livres – que se estendem até a quarta-feira (20). Na quinta-feira (21), serão realizados os treinos oficiais para a definição das posições de largada. Já as baterias 1 e 2 estão marcadas para a sexta-feira (22) e as finais ocorrerão no sábado (23).

A temporada 2024 até aqui

As corridas começaram cedo para Joaquim Fronza nesta ano. A primeira foi pela Copa São Paulo Light, realizada no Kartódromo de Interlagos, na capital paulista. A etapa de abertura, em 3 de fevereiro, serviu para se ambientar aos traçados do tradicional circuito brasileiro.

Na etapa seguinte, no dia 2 deste mês, Joaquim comprovou seu desenvolvimento. Na primeira bateria caiu da sexta para a 15ª posição após ser tocado por um adversário, mas, com garra e determinação, recuperou seis posições e cruzou a linha de chegada em 9º. Na prova seguinte, manteve o bom ritmo e encerrou na 7ª colocação.

“O resultado foi muito importante para a pontuação do campeonato, porque a Copa São Paulo Light é um campeonato de pontos corridos por ter 10 etapas, sendo a 5ª e a 10ª consideradas rodadas triplas”, lembra Rafael. “Isso faz com que cada ponto conquistado durante o ano seja comemorado, principalmente nessa fase inicial de temporada”, complementa.

Joaquim Fronza Beto Carrero - Gilmar Rose
Joaquim Fronza (Foto: Gilmar Rose)

Copa Beto Carrero de Kart

Como parte de sua programação, Joaquim também participou da primeira etapa da Copa Beto Carrero de Kart, realizada no sábado (9) em Penha (SC). E foi um desafio e tanto, já que a competição contou variações climáticas, indo de sol à chuva.

Mesmo sem tempo para treinar – ele chegou apenas no dia anterior –, conseguiu um ótimo resultado: o segundo lugar nos treinos. O resultado foi fruto da combinação pista seca, pilotagem e um ótimo acerto para a pista nesta condição.

Entretanto, com a chuva de sábado, Joaquim não teve o mesmo desempenho. “Foi a falta de conhecimento de traçado que nos trouxe dificuldade”, avalia Rafael. Mesmo assim, o piloto patrocinado pela Bertonili Transportes, ERT Embreagens e prefeitura de Bento Gonçalves marcou o quarto tempo.

Beneficiado com a punição de um adversário, o jovem bento-gonçalvense largou na terceira colocação na primeira bateria, posição que ficou até a penúltima volta. Porém, uma rodada o fez cair para a quarta colocação.

Já na segunda bateria, com mais confiança, Joaquim logo conquistou a terceira posição e, sem cometer erros, por ali ficou. Com a soma do resultado e pelos critérios de desempate, subiu ao pódio na quarta colocação.

Próximas competições

Assim que encerrar o Sul Brasileiro de Kart, o kartista da categoria Mirim já se prepara para seguir o cronograma de corridas.

No dia 6 de abril, participa da terceira etapa da Copa São Paulo Light, no Kartódromo de Interlagos. Em seguida, no dia 14 do mesmo mês, estará em Vacaria, pela primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Kart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *