O kart rental como parte da cadeia econômica nacional
Modalidade deixou de ser apenas lazer há muito tempo, mas ainda precisamos quebrar preconceitos para que todos vejam seu real valor
![500 Milhas de Kart Rental 2023 - Rafael Pierre](https://pushtocast.com.br/wp-content/uploads/2024/02/500-milhas-kart-by-kto-2023-rafael-pierre-1024x576.webp?x16423)
Muitas vezes, a gente vê o automobilismo de competição como algo meramente esportivo. Não há nada errado nisso. Como o próprio nome diz, faz parte do mundo do “esporte a motor”. Então, é claro que este será o primeiro aspecto a ser notado.
Quando o tema é o kart rental, a situação fica ainda mais complicada. Afinal, a modalidade faz parte do que chamamos de esporte de lazer, com grupos de amigos ou de funcionários de empresas alugando karts para se divertirem com os “bate-roda” que ela proporciona.
Porém, quem vê apenas isso está muito limitado.
A própria Federação Internacional de Automobilismo (FIA), já notou a importância do segmento para o início de uma carreira no automobilismo e criou a plataforma Arrive & Drive. Aqui no Brasil, a Comissão Nacional do Kart (CNK) começa a ver a modalidade com outros olhos e projeta alguma forma de apoio.
Por aqui, Federação Gaúcha do Automobilismo (FGA) tem um evento para chamar de seu: o Gaúcho de Kart Indoor (GKI) – que, neste ano, terá três etapas, todas no Piquet Kart.
Essa (longa) introdução já serviria para mostrar a importância do kart rental. Mas, como dito no primeiro parágrafo, seria apenas chover no molhado: de que vemos apenas pelo lado esportivo.
O que quero reforçar é que a modalidade vai muito além disso.
Ela serve, também, como uma forma de impulsionar a nossa economia.
A “cadeia econômica” do kart rental
Você já parou para pensar em tudo o que envolve este setor na economia nacional? Existem muitas camadas. Por isso, vamos analisar, primeiro, pelo lado que poucas pessoas falam: o do poder público.
Como sabemos, o kart rental nada mais é do que alugar karts para um determinado grupo de pessoas por um período de tempo. Isso é um serviço prestado. Dessa forma, sobre ele incide o ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), que vai para os cofres do município.
Normalmente, a alíquota mínima é de 2%.
Isso significa que o Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita, destina R$ 3 ao município por cada kart alugado – levando em consideração um valor de R$ 150,00 por bateria.
Caso a Seletiva para o Mundial de Kart realizado pela KMKZY Sports preencher todas as 80 vagas (40 por categoria), o ISS gerado é de R$ 120 por série classificatória de cada categoria.
Se calcularmos por baixo uma realização de dez baterias com grid completo, serão R$ 1.200,00 nos cofres municipais em um só dia. Agora, imagina se o kartódromo realizar uma média de dez baterias diárias, por esse mesmo valor, com 20 pilotos? Isso dá R$ 600,00 por dia só para o município.
Mas, essa é só a “ponta do iceberg”, pois desconsiderei aqui outros setores que se beneficiam do kart rental.
Negócios criados para o kart rental
Basta a gente ver o monte de prestadores de serviços voltados para a modalidade. Por exemplo, Rafael Pierre é praticamente o fotógrafo oficial dos grupos de kart rental em Porto Alegre e região. Edson Gravina se tornou coach de pilotos e também tem uma loja de acessórios focada na modalidade. A própria KMKZY Sports tem a KMKZY Store.
Já Thadeu Sabbag e Elton Cipriani são locutores de transmissões das competições ao vivo – que, no Rio Grande do Sul, tem o Curva do S como principal canal de coberturas de competições automobilísticas.
Isso, claro, sem contar outros modelos de negócios.
Como esquecer do Marcelo Cruz, da Cruz Racing, que fornece bancos-lastros para pilotos de kart rental para todo o Brasil? Ou a Zanoello com seus troféus personalizados, lojas de vestuário e equipamentos, pintores de capacete, e por aí vai?
O próprio Push to Cast faz parte dessa turma. Por exemplo, realizamos uma cobertura completa das 500 Milhas de Kart Rental by KTO de 2023, aliando o jornalismo de qualidade com a paixão pelo esporte a motor.
Ou seja: não é mais mero lazer.
Visão para o futuro
Lógico que muitos dos pilotos amadores aproveitam as competições para se divertirem. Mas, pensar que o segmento é apenas isso ter um pensamento retrógrado.
O kart rental deixou de ser lazer há muito tempo, e, como dissemos ao longo deste texto, provas não faltam. O que falta é a galera olhar para o setor com mais seriedade e apoiar da melhor forma possível.
Aprovação de projetos para Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) é apenas uma das possibilidades, mas existem muitas outras. Afinal, a modalidade pode servir para algo muito além do imaginado inicialmente.
Ela pode se tornar uma verdadeira categoria de base e revelar grandes talentos.
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