Mastodon

MTM Racing: Uma equipe familiar no kart rental

Com menos de dois anos de existência, a equipe sonha alto: vencer uma prova de Endurance só com os três pilotos

Pódio MTM Racing 500 Milhas de Kart Rental - Rafael Pierre
Equipe familiar participou das 500 Milhas de Kart Rental em dezembro de 2023 (Foto: Rafael Pierre)

Ter uma equipe no automobilismo, em qualquer modalidade, necessita de sintonia entre seus membros. Não apenas para o complemento das habilidades dentro e fora das pistas. Porque, em certas ocasiões, as coisas ficam claras com apenas um olhar.

Muitas vezes, isso acontece de forma natural – e sem muitas dores – quando todos os integrantes fazem parte da mesma família. Afinal, nada como o tempo de convivência para tornar tudo mais fácil – ou menos difícil, dependendo do ponto de vista.

Entretanto, criar uma equipe, mesmo que de kart rental, não surge “do nada”. No caso da MTM Racing, foi necessário participar de um torneio para ver que era uma ideia possível.

O ano era 2022 e a competição ocorreu no Piquet Kart, em Porto Alegre (RS). “A gente gostou tanto que essa ideia (da equipe) acabou saindo do papel”, conta Mathias Valentim, um dos fundadores da esquadra.

Como de costume em muitas equipes mundo afora, esta usou o nome de seus fundadores na sigla. Mas, no lugar do sobrenome (Valentim, no caso), decidiram pelas iniciais dos nomes de cada um. O primeiro “M” é de Mathias, o “T” é de Tiago e o segundo “M” se refere ao Milton.

E a primeira aparição dos três como “um só” no kart amador surgiu no mesmo palco, mas em uma prova diferente: um endurance de 1h30min.

Family Motorsport Team

Quem vê o logo da equipe, percebe instantaneamente do que se trata: uma equipe de esporte a motor familiar. Tanto que, prestes a completar dois anos de existência, a MTM Racing permanece a mesma de 2022. “Sem nenhuma adição”, como enfatiza Mathias.

Banner Campanha Apoia.Se Push to Cast

Segundo ele, isso tem uma motivação: a proposta é fazer o que eles amam e de maneira divertida. E isso, nesse momento, significa não alterar o seu quadro de pilotos.

O máximo que pode ocorrer é a integração da família com outras equipes, como ocorreu nas 500 Milhas de Kart by KTO, realizadas em dezembro de 2023, no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS).

Planos para 2024

Mathias, Tiago e Milton mantêm os pés no chão quanto sua permanência no automobilismo. Afinal, não é segredo que o esporte – mesmo de lazer – exige muito de seus praticantes, principalmente na questão financeira.

Por isso, a ideia da MTM Racing é permanecer na modalidade por um tempo. “Por enquanto, ficaremos no kart rental. Senão, teríamos que sacrificar muito mais do que já sacrificamos para estar aqui”, admite Mathias.

Porém, isso não significa falta de ambição. Entre os planos para essa temporada, uma meta está firme e forte entre os eles. “Queremos ganhar as 250 Milhas (de kart rental) com apenas três pessoas em um kart.”

Em resumo: vencer apenas com Mathias, Tiago e Milton ao volante. E, do jeito que as coisas estão, pode ocorrer em breve.


Agora que você leu este conteúdo até o fim, deixa a gente te perguntar: você gostou?

Se a resposta foi “SIM”, é porque você viu a importância do nosso trabalho para a divulgação do kart rental regional e nacional. E aqui, vale uma informação de extrema importância: o Push to Cast é o único espaço dedicado à modalidade. Fazemos um trabalho único, independente e comprometido com os valores do jornalismo.

Para que ele continue, precisamos muito do seu apoio. Por isso, convidamos a acessar a nossa plataforma de financiamento coletivo e se tornar nosso assinante. Sua assinatura fortalecerá ainda mais o nosso trabalho – e, claro, o kart rental brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *