Mastodon

Regulamento Nacional de Kart tem mudanças para 2024

Alterações foram realizadas na idade de algumas categorias e deixam o kartismo nacional mais alinhado com as propostas da FIA

Competição de Kart - Fábio Oliveira/Radical Motors
Novo documento já está disponível no site da CBA (Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors)

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou nesta sexta-feira (15) o Regulamento Nacional de Kart (RNK) para a próxima temporada. As regras foram definidas pela Comissão Nacional de Kart (CNK) e pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTD) da entidade.

O novo documento apresenta todas as regras técnicas e desportivas que deverão ser seguidas ao longo do próximo ano nos campeonatos nacionais e como recomendação aos regionais. Leia o regramento completo aqui.

Entre as novidades, o RNK traz mudanças nas faixas etárias de algumas categorias, mais alinhadas ao proposto atualmente pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além disso, seguem uma tendência mundial, uma vez que os pilotos ingressam cada vez mais cedo aos monopostos e às competições de turismo.

Confira as idades em cada uma das categorias:

  • Mirim (PMK): Idades entre 08 e 09 anos, completados em 2024;
  • Cadete (PCK): Idades entre 09 e 11 anos, completados em 2024;
  • Júnior Menor (PJMK): Idades entre 11 e 12 anos, completados em 2024;
  • Júnior (PJK): Idades entre 12 e 14 anos, completados em 2024;
  • Novato (PNK): Idades entre 14 e 27 anos, completadas em 2024;
  • Graduado (PGK): Idades entre 14 e 27 anos, completados em 2024.
  • Sênior Am (PSK-Am): Idade de 28 anos, completados em 2024, e acima, sem experiência prévia na categoria Graduado e/ou sem títulos nacionais nas categorias Júnior e Novato;
  • Sênior Pro (PSK-Pro): Idades de 28 anos, completados em 2024, e acima, promovidos da PGK, PSK-Am, PSK-B ou da PNK, respeitando os limites de idade. Pilotos filiados como PSK-A até 2022 poderão solicitar filiação PSK-Pro;
  • Kart Indoor (PKI): Exclusiva para competições com karts tipo Rental, dotados de proteção envolvente em todo o chassi e com motores de 4 tempos, e aberta a pilotos com idade de 13 anos, completados em 2024.

O primeiro evento nacional do ano que vem será a 25ª edição da Copa Brasil de Kart, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de julho no Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB. Em outubro e novembro, será a vez do 59º Campeonato Brasileiro de Kart, com o Grupo 1 em Birigui/SP e o Grupo 2 em Londrina/PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *