Mastodon

Joaquim Fronza encara primeiro desafio fora do Rio Grande do Sul

Bento-gonçalvense de 7 anos representará a cidade da Serra gaúcha no Campeonato Catarinense de Kart, em Lages

Joaquim Fronza Techspeed Kart - Gilmar Rose
Participação no Catarinense faz parte do planejamento para competições nacionais em 2024 (Foto: Gilmar Rose)

Em sua primeira temporada no kartismo, Joaquim Fronza, se prepara para uma nova jornada na carreira. Na próxima semana, o piloto de Bento Gonçalves vai até Lages, no interior de Santa Catarina, para participar do 47º Campeonato Catarinense de Kart – sua primeira competição fora do Rio Grande do Sul – pela categoria Mirim.

Com apenas sete anos de idade, Fronza já tem experiência em três competições: uma de nível estadual e duas nacionais. No Campeonato Gaúcho de Kart, conquistou o segundo lugar na 3ª e última etapa, realizada no Kartódromo Municipal de Vacaria, no Vale do Rio Pardo.

Já as outras duas serviram como aprendizados. Por exemplo, subiu ao pódio do 2º Open do Brasileiro de Kart, ao concluir a final na terceira posição. O resultado contribuiu ainda mais com o seu desenvolvimento na principal categoria de base do automobilismo nacional.

A competição serviu para conhecer os detalhes do Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita e, ao mesmo tempo, como preparatório para o 58º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no mesmo kartódromo. Na maior competição do kartismo nacional, Joaquim finalizou entre os 15 melhores dentre os 24 inscritos no grid das categorias Mirim e Cadete.

Em solo catarinense, a expectativa é continuar com a evolução no esporte. Por isso a escolha em participar de um dos certames de mais alto nível do país. Tudo de caso pensado: em 2024, Fronza planeja competir nos principais campeonatos nacionais. Uma delas é a Copa Brasil de Kart, na Paraíba, programada para julho.

Os primeiros passos no kart

Joaquim iniciou sua trajetória aos seis anos. Sua estreia nas pistas foi antes mesmo de se inscrever para a segunda etapa do Gaúcho de Kart, sediada no Circuito Internacional Techspeed. No primeiro semestre, fez treinos no kartódromo de sua cidade natal como preparatório para as corridas.

Mas, logo em sua primeira participação, teve um grande susto. “Uma quebra no equipamento causou um acidente, prejudicando bastante nesta prova”, conta Rafael Fronza, pai de Joaquim. Segundo ele, o pequeno ficou com medo após a batida. Por isso, pilotou de forma cautelosa, conseguindo completar a corrida.

Entretanto, aos poucos, o medo foi ficando de lado e o foco se voltou para a evolução na pilotagem, Com o apoio do preparador Djonatan dal Magro, da DDM Kart Racing, os resultados surgiram já no Open e no Brasileiro de Kart.

A participação nos eventos nacionais chamaram a atenção da fabricante catarinense de chassi, a Techspeed – a mesma que dá nome aos kartódromos de Nova Santa Rita e de Viamão. “A empresa acreditou no trabalho realizado”, complementa Rafael.

Agora, Joaquim parte para a jornada no Estado vizinho. Entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro descobrirá os desafios dos 1.060 metros do Kartódromo de Lages.

O evento será realizado em etapa única, dividido em tomada de tempos, duas baterias classificatórias e uma final. As categorias Mirim e Cadete estarão juntas em todas as atividades.

Confira a programação da categoria Mirim/Cadete

Quinta-feira (30/11)

  • 13h18 – Treino Livre 1
  • 14h18 – Treino Livre 2
  • 16h40 – Tomada de Tempos

Sexta-feira (01/12)

  • 14h – Classificatória 1
  • 15h40 – Classificatória 2

Sábado (02/12)

  • 10h08 – Grande Final

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *