Brasileiro de Kart: Corridas da tarde espantam o frio no RS

O frio pode até ter tentado, mas não conseguiu esfriar os ânimos dos pilotos para as provas da tarde desta quinta-feira. As categorias Mirim, Cadete, F4 Super Sênior e F4 Sênior (Grupo 1) e DD2, DD2 Master, Max e Júnior Max (Rotax) esquentaram o clima no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), durante o 58º Campeonato Brasileiro de Kart Grupo 1 e 7º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax.

As oito categorias fizeram os seus sextos treinos livres logo após o intervalo da manhã, e concluíram o dia com suas primeiras classificatórias. Nesta sexta-feira (13), os pilotos destas divisões terão um dia cheio, com mais um treino livre, a segunda classificatória e as respectivas pré-finais.

Confira como foram as provas

Rotax DD2 e Rotax DD2 Master

A pista fria foi insuficiente para conter o ímpeto dos pilotos, que travaram boas disputas ao longo das 12 voltas disputadas. Quem levou a melhor foi Waldir Belizario Jr. (CRG Brasil/Rotax DD2 Master), que venceu a primeira fase com apenas 255 milésimos de segundos à frente de Rafael Reis (Car Racing/Rotax DD2).

Fernando Guzzi (Leo Kart Racing/Rotax DD2 Master), João Cunha (Techspeed Racing Team/Rotax DD2 Master e Lucas Souza (MFS Racing/Rotax DD2 Master) concluíram a prova em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.

Mirim

Um susto tomou conta do público presente no kartódromo gaúcho. O piloto Arthur Fleck se envolveu em um acidente logo na largada. Como permaneceu no kart por um tempo, a bandeira vermelha foi acionada, para que pudesse ser atendido pelos médicos. Sob aplausos da plateia, foi encaminhado ao centro médico. O piloto está bem.

Arthur Fleck - Rafael Pierre
Arthur Fleck (Foto: Rafael Pierre)

Com isso, a classificatória 1 da categoria foi reduzida para cinco voltas. A vitória ficou nas mãos de Kauan Bernardes (Zé Competições), que foi seguido de perto por Bernardo Gaubert (Techspeed Racing Team) e Pietro Belizário (D. Racing) – com distância inferior a 0,3 segundo entre eles. João Pedro Sarkis (ONS/Bravar) e Pedro Campos (WKR Team) completaram os cinco primeiros.

Cadete

Passado o susto da categoria anterior, foi a vez dos menores da competição irem a pista. E eles não fizeram feio. Primeiro, por comporem um grid com 22 karts. Segundo, porque travaram diversas disputas ao longo das sete voltas regulamentares.

Lourenço Varela (Sisdeli Competições) levou a primeira posição, ficando a 209 milésimos de segundo de vantagem do segundo colocado, Felipe Sanches (James Motores Racing). O terceiro, Murilo Prado (JPW Kart Racing), chegou a 4,4 segundos, seguido por Angelo Predebon (Quirino Racing) e Pedro Perondi (Tyson Racing).

Leia mais sobre kart profissional aqui

Rotax Max

Se o grid teve poucos competidores (10), a prova teve disputas até a penúltima volta. Os seis primeiros chegaram a ficar a menos de um segundo de distância. Mas, à medida que a prova avançava, o desgaste já dava os sinais em alguns pilotos.

Foi assim que Allan Croce (CRG Brasil) conseguiu abrir 0,784 segundo de Lucca Croce (CRG Brasil). Enzo Prando (SKM Racing), que chegou a liderar por uns momentos, finalizou em terceiro, seguido por Luigi Di Lazzaro (Sabiá Racing) e Tito Giaffone (BR Goffredo Racing Team).

F4 Super Sênior

Pouco antes da categoria composta por 27 pilotos começar, a bandeira vermelha foi agitada pelos fiscais de pista. O motivo? Uma leve garoa que voltou a circundar pelo kartódromo da região metropolitana, forçando uma troca dos pneus de seco para os de chuva.

Depois de alguns minutos, foi a vez da bandeira verde. E, após dez voltas, Ernandes Onassis (Russo Racing) venceu, tendo atrás de si os adversários Paulo Galleas (Bicudo Racing), Luciano Tavares (By Laco Chassis Performance), Paulo Farias (MV Racing) e Nilfredo Alves (PCR Motorsport) completando os cinco primeiros.

Rotax Junior Max

Os refletores do Circuito Internacional Techspeed já estavam ligados quando houve o início da penúltima classificatória do dia. Com 11 pilotos na pista, o público viu um dominar a partir do segundo terço da prova, enquanto os demais buscavam o seu lugar no pódio.

E, após exatos 13m47 segundos, Christian Mosimann (Techspeed Racing Team) recebeu a quadriculada com 3,098 segundos de vantagem para Nicollas Loreti (SKM Racing). Lucas Paiva (BR Goffredo Racing Team), Pedro Lima (Kartzoom) e Daniel Rebouças completaram os cinco primeiros.

F4 Sênior

O sol já se despedia quando a categoria com o maior número de inscritos – 43 no total – entrou na pista para a sua primeira classificatória na competição. E, como não poderia deixar de ser, a primeira volta contou com uma confusão envolvendo diversos karts.

Quem não teve nada a ver com isso foi Matheus de Castro (Techspeed Racing Team), que venceu a prova, seguido de Flaviano Ramos (Ramos Racing). Atrás deles, chegaram Nelson Stanisci (D.Racing), Gustavo Kalinowski (Kalinowski Racing) e Rodrigo D’Agostini (Kalinowski Racing).

Pré-finais

Ao contrário das categorias do turno da manhã, Cadete, Mirim, F4 Sênior (pelo Grupo 1), Rotax Junior Max, Rotax Max, Rotax DD2 e Rotax DD2R ainda têm a segunda classificatória para fazer. Estas corridas acontecerão antes das respectivas pré-finais, marcadas para a tarde desta sexta-feira.

Confira os horários das pré-finais, que serão transmitidas pelo canal oficial no YouTube.

  • 15h20 – Rotax DD2 e Rotax DD2R
  • 15h45 – Mirim
  • 16h05 – Cadete
  • 16h25 – Rotax Max
  • 16h50 – F4 Super Sênior
  • 17h15 – Rotax Júnior Max
  • 17h40 – F4 Sênior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *