Mastodon

Goiânia marca 600ª largada da categoria

O público que desembarcar no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), neste fim de semana participará de um evento histórico. É nesta pista que a BRB Stock Car Pro Series fará a sua largada de número 600.

Para celebrar este momento, a principal e mais longeva categoria do automobilismo brasileiro contará com um naming right – tão comum nas categorias estadunidenses, especialmente a NASCAR. Denominada de “GP Silverado Stock Car 600”, a prova aproveitará o seu status para divulgar o lançamento da picape Silverado, da Chevrolet.

Esta ação comercial tem outro motivo: a Chevrolet sempre esteve presente na categoria, desde a inauguração. Em 1979, os pilotos competiam com o Opala, mas também correram com outros veículos, como Ômega, Astra, Vectra e o atual Cruze.

Disputa acirrada pela liderança

Para além das ações comerciais, a 7ª etapa promete muita peleia entre todos os pilotos. Principalmente na ponta, já que Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Gazoo Racing) e Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet) estão separados por apenas um ponto: 164 para o primeiro e 163 para o segundo.

Mas, logo atrás, muitos também querem um “lugar ao sol”, como Gabriel Casagrande (Júpiter Baterias A. Mattheis-Vogel/Chevrolet), ocupando a terceira posição com 157 pontos. Ele é seguido de Rubens Barrichello (Mobil 1 Full Time Sports/Toyota Gazoo Racing), com 141. Ricardo Zonta (Shell RCM Motorsports Toyota Gazoo Racing) vem logo depois, com 136 tentos.

E os dois postulantes ao título têm a vantagem: ambos saíram vencedores na etapa inaugural, realizada no mesmo autódromo. Na ocasião, Serra venceu a corrida 1 e Camilo triunfou na corrida 2.

Confira mais notícias sobre o automobilismo nacional

Copa Shell HB20 e BRB Fórmula 4 Brasil

Principal categoria de monopostos do país promete muita disputa pela pronta (Foto: Divulgação)

A principal categoria de base de monopostos do país, a BRB Fórmula 4 Brasil, fará parte mais uma vez da programação da Stock Car Pro Series. A prova marca o início da segunda metade do campeonato.

Assim como na “categoria mãe”, a Fórmula 4 Brasil deve ter muita briga pela ponta. Após três etapas, Vinicius Tessaro (Cavaleiro Sports) soma 128 pontos, oito à frente de Matheus Comparatto (OAKBERRY Bassani F4), o vice-líder.

Já Luan Lopes (TMG Racing) é o terceiro, seguido do companheiro Álvaro Cho, com 114 e 96 pontos, respectivamente. Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports) e Mateus Callejas (TMG Racing) estão empatados na quinta posição, com 61 pontos.

Por fim, a Copa Shell HB20 terá uma rodada dupla no Centro-Oeste brasileiro. E, assim como nos outros dois certames, o público pode preparar o balde de pipoca e curtir os momentos na pista. Afinal, o líder Alberto Saverio Catucci Filho tem 126 pontos, apenas 12 pontos à frente de Leonardo Rufino.

Na terceira posição está Beto Cavaleiro que, mesmo empatado com Marcus Vinicios Cresta Tolentino, com 26 pontos, está na frente da tabela devido ao critério de desempate. Em seguida, aparece Christiano Bornemann, com 89 pontos.

Enzo Gianfratti retorna à Goiânia após uma semana, agora para competir na Copa Shell HB20 (Foto: Rodrigo Ruiz)

Quem espera fazer uma boa prova é Enzo Gianfratti. O piloto chega embalado após a experiência na Mercedes AMG Cup, no fim de semana passado. “Minha expectativa para a etapa de Goiânia é a de pontuar bastante, para subir na classificação do campeonato. Esta é uma pista que eu gosto bastante e vou brigar por um bom resultado e, quem sabe, a vitória”.

Na ocasião, Gianfratti conquistou a quinta posição.

Programação do fim de semana

Sábado

  • 11h20min – BRB Fórmula 4 Brasil (Corrida 1)
  • 14h50min – Copa Shell HB20 (Corrida 1)
  • 16h20min – BRB Fórmula 4 Brasil (Corrida 2)

Domingo

  • 9h – BRB Fórmula 4 Brasil (Corrida 3)
  • 10h35min – Copa Shell HB20 (Corrida 2)
  • 13h40min – BRB Stock Car Pro Series (Corridas 1 e 2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *