Tony Kanaan para além das pistas reais

Que Tony Kanaan é um dos principais nomes do automobilismo mundial, ninguém pode negar. Afinal, não é qualquer um que fica mais de 20 anos em uma das principais categorias do esporte e, ao mesmo tempo, tem o respeito de todos em sua volta.

Entretanto, o soteropolitano de 48 anos não se diverte apenas nas disputas pelas pistas reais. Assim como o seu amigo Rubens Barrichello, há anos participa de competições virtuais no iRacing.

Além disso, é muito ativo na Twitch.tv, o que permitiu conhecer muitas pessoas e dar mais um passo na sua trajetória: criar sua própria equipe de automobilismo virtual.

De “quebra”, o brasileiro que se aposenta da Fórmula Indy ao final dessa temporada contribui para algo importante no esport brasileiro: a sua profissionalização.

Texaco Racing by Tony Kanaan

Antes mesmo de ter esse nome, a equipe se chamava Full Time eSports by TK. Isso porque o baiano é piloto da equipe na Stock Car Pro Series. Devido ao seu sucesso, a sua patrocinadora principal viu uma forma de ampliar a sua divulgação e rebatizou a operação.

Há cerca de dois anos, surgiu a Texaco Racing by Tony Kanaan. E, muito mais do que participar de competições, contribui para a divulgação de grandes nomes do automobilismo virtual. Entre esses pilotos, estão Gustavo Ariel (campeão da Porsche eSports Brasil), Suellio Almeida (que reside e compete no Canadá), entre outros.

Estes dois citados, aliás, já tiveram a oportunidade de correr nas pistas reais. Ou seja: uma prova de que os simuladores podem, sim, ser um novo caminho para a formação de novos pilotos.

Representação também na NASCAR

Para se ter uma ideia da força do nome “Tony Kanaan” nos Estados Unidos, basta saber que ele também tem uma equipe na eNASCAR Coca-Cola iRacing Series.

Apesar de não ter os mesmos patrocinadores que na operação brasileira, sua presença na tradicional competição estadunidense mostra que ele já deve ter um caminho muito bem traçado no automobilismo virtual.

Por enquanto, a equipe não tem o mesmo sucesso que nas competições da sua coirmã brasileira. Porém, nada que o tempo não ajude neste sentido.

Cem pódios para a Texaco Racing by Tony Kanaan

Gustavo Ariel
Gustavo Ariel, um dos principais nomes da equipe (FOTO: Duda Bairros/RF1)

Para reforçar o que foi falado no tópico anterior, basta analisarmos o quanto a equipe dominou as pistas virtuais brasileiras e internacionais. Só neste primeiro semestre, foram cem pódios – sendo 56 com vitórias. Aliás, desta presença no topo do pódio, três delas foram no mundial da Porsche.

Para complementar, foram 20 segundos lugares e 24 terceiras posições.

E lembra do Ariel? O piloto foi quem levou as três vitórias no Porsche TAG Heuer Esport Supercup. Com isso, ele garante a participação no certame para 2024.

A força do automobilismo virtual

Lógico que o nome “Tony Kanaan” traz um grande apelo e facilita, muito, a atração de patrocinadores e apoio para a sua equipe. Todavia, não podemos negar que a sua participação ativa no automobilismo virtual é uma forma de fortalecer a modalidade.

Agora, é torcer para que mais pilotos reais do Brasil se espelhem nele e criem – ou apoiem – equipes de esports e ajudem na profissionalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *