BahKart promove campeonato com 10 etapas

Gosta de um campeonato de kart rental que dure o ano todo? Então, participar da temporada 2023 da BahKart Racing pode ser a solução. Isso porque a liga, uma das mais novas do Rio Grande do Sul, realizará um certame com dez etapas, distribuídas de março a dezembro nos kartódromos do Velopark e de Tarumã.

Ao todo, até 25 pilotos poderão se inscrever no campeonato, na categoria Graduados. Ao mesmo tempo, o peso mínimo do piloto será de 90kg – contando com os equipamentos. Caso este não seja atingido, será necessário o uso de lastro.

Conforme um dos organizadores da BahKart Racing, Gustavo Coelho, as competições são todas de nível amador, em que todos pagam para correr. “No entanto, todos são entusiastas da modalidade e bastante experientes, disputando cada centímetro da pista”.

A escolha pelas pistas do Velopark e de Tarumã se devem ao preparo destes locais para receber os kartistas, independente do nível. Aliás, os traçados de Nova Santa Rita já foram palco da edição de 2022.

“O campeonato passado foi todo disputado no Velopark, que é um parque de diversões para os entusiastas, com uma infraestrutura invejável, frota de karts Metalmoro (os grupos utilizam os karts da frota “VIP”, não disponibilizados para aluguel nas baterias isoladas).” Gustavo Coelho

Já para este ano, a escolha por Tarumã tem dois motivos: tradicionalismo e nova gestão.

“(O Kartódrmo de Tarumã) também é um lugar fantástico e muito tradicional no automobilismo gaúcho. Recentemente o kartódromo mudou de gestão. Além da pista, que tem um traçado muito técnico, conta com karts Techspeed, bem avançados para a realidade do kart rental, com ajustes de banco, pedais e disposição de lastro, por exemplo”

Como vai funcionar a temporada da BahKart Racing

Apesar de ser um certame longo, ele será dividido em dois turnos. Cada parte contará com cinco etapas, com um descarte. Ou seja: das dez etapas, o piloto terá de descartar duas – uma por turno.

Um dos diferenciais para a temporada da BahKart será o formato das corridas. Com o objetivo de aumentar a competitividade, os organizadores terão um modelo diferente de formação do grid de largada: posições invertidas, conforme a classificação do campeonato.

Em resumo, quem estiver na ponta do campeonato largará em último. Entretanto, a primeira etapa contará com cinco minutos de tomada de tempos. Afinal, não tem como se ter um líder de campeonato se ele nem começou, né?

As corridas

Agora, você talvez se pergunte como serão as corridas de uma forma propriamente dita. Simples: serão cinco minutos de tomada de tempo e uma bateria de 20 minutos.

Porém, a partir da segunda etapa, não haverá mais classificação. Como dissemos anteriormente, a partir da segunda etapa, a ordem de largada será a tabela invertida do certame, com alguns detalhes:

Detalhe 01

A inversão do grid ocorrerá apenas entre os 12 primeiros na classificação geral. Com isso, eles largarão atrás, com o líder do campeonato saindo do último lugar.

Detalhe 02

Do 13º ao 25º, não haverá inversão de posições. Ou seja, o 13º no geral será o pole na etapa em questão.

Detalhe 03

Sendo assim, a tomada de tempos terá outro objetivo. Ela premiará o piloto mais rápido da sessão com um ponto na classificação.

Campeonato por equipes

A exemplo da Fórmula 1 e da Fórmula E, a BahKart Racing terá um campeonato por equipes. Cada equipe é formada por uma dupla de pilotos. A campeã, claro, será a que obtiver o maior número total de pontos.

Entretanto, a formação não será por escolha: é definida conforme a classificação da primeira etapa. Da seguinte forma:

  • Primeiro colocado formará equipe com o último colocado
  • Segundo colocado formará equipe com o penúltimo
  • Terceiro colocado formará equipe com o antepenúltimo

E assim sucessivamente. Os pilotos inscritos que faltarem à primeira etapa serão considerados os últimos, conforme as iniciais dos nomes.

Uma forma, claro, de tornar essa disputa também mais atrativa.

Como participar da temporada

Para viabilizar a competição, a inscrição tem uma taxa de R$ 290,00. Neste valor, estão incluídas a camisa personalizada do campeonato, contratação de fotógrafos, e exposição na mídia.

Além disso, também haverá premiação para os cinco primeiros de cada etapa e os cinco primeiros colocados ao final da temporada. Conforme a organização, a equipe campeã receberá uma premiação em dinheiro.

Porém, os custos de aluguel do kart ocorre por etapa, diretamente no autódromo.

Um pouco mais sobre a BahKart Racing

O grupo surgiu no início de 2022, com o objetivo de reunir pilotos graduados e colegas do passado. Além de cultivar as boas amizades, buscam trazer um certame que junte disputas duras e, ao mesmo tempo, limpas.

“Nosso objetivo futuro é fortalecer o grupo dos graduados e também desenvolver uma categoria de aspirantes, se destacando dos demais em função de um regulamento diferenciado, buscando sempre a troca de experiência e o aprimoramento técnico dos pilotos, de forma a criar uma base sólida para compor a equipe de endurance e disputar eventos a nível nacional.”

Atualmente, estão na gestão Cesar Dias, fundador do grupo, e Gustavo Coelho, que foi piloto na primeira temporada.

A BahKart Racing tem apoio da Berka Construtora, Chaveiro BOX53, WeRace Club, BlackBag – Parceiro Oficial GoPro, HellwigCoelho – Perícias de Engenharia, Academia ProVida e Marmitas Tchê.

Para entrar em contato com o grupo, é só acessar os canais oficiais:

Instagram: @bahkartracing
Facebook: bahkartracing
Site: bahkartracing.com.br
YouTube: www.youtube.com/@bahkart

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *