Endurance: fim de semana cheio de decisões

Os dias 3 e 4 de setembro foram um prato cheio para os amantes das corridas de longa duração. Nada menos que três campeonatos, em duas modalidades, realizaram suas provas de Endurance. Os destaques ficaram para os 500 km de São Paulo da Porsche Cup e as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, ambas realizadas em São Paulo.

Ao mesmo tempo, quem curte os karts de aluguel pôde acompanhar de perto – e pelo YouTube – as disputas das 500 Milhas de Kart Rental. Tal qual as tradicionais provas de corridas de resistência, a prova organizada pela CKA Kart e pela K1 Kart teve sua largada à meia noite deste domingo e virou a madrugada.

Confira abaixo como foram essas decisões.

Porsche Cup Endurance Challenge

Quem viu a comemoração da dupla Christian Hahn e Diego Nunes, nem imagina como foi a conquista do título na competição. A prova teve a largada atrasada em quase meia hora, após a chuva torrencial que caiu no circuito de Interlagos.

Durante as entrevistas, os pilotos foram unânimes: mesmo com todas as assistências que os carros da geração 992 oferecem, a pista não proporcionava uma corrida segura. Porém, a drenagem do circuito funcionou e a prova começou, sob bandeira amarela e atrás do Safety Car.

Primeira parte

Assim como na Nascar, a Endurance Challenge foi dividida em duas partes, sendo o segundo segmento com maior pontuação. Essa foi a forma encontrada pela organização para dar uma apimentada no campeonato, tal qual fizera nas etapas de Termas de Rio Hondo e de Goiânia.

Com isso, os pilotos não se fizeram de rogado e foram em busca das melhores posições desde o início.

O destaque ficou para Werner Neugebauer. Após perder a primeira posição para Christian Hahn, viu seu pneu traseiro direito estourar. Obrigado a ir aos boxes, perdeu diversas posições.

Destino semelhante tiveram Franco Giaffone, Cesar Ramos e Diego Nunes. Logicamente, tudo em volta diferente. Isso era a mostra para as equipes: quanto mais a pista secava, mais detonados os pneus de chuva ficavam.

Porém, como Interlagos sempre reserva uma emoção, a chuva resolveu dar o ar da graça e caiu sem dó. Hahn se aproveitou do momento para assumir a ponta e vencer o primeiro segmento.

Chuva atrapalha final da Endurance Challenge

Como bem disse Ron Dennis em um dos episódios da série Corrida pela Perfeição, nunca se sabe o que pode acontecer em Interlagos. Isso ocorre porque você tem todas as condições meteorológicas em um só lugar.

Dessa forma, todo mundo precisa ficar atento para o que pode acontecer. E foi justamente o que aconteceu.

Em primeiro lugar, veio a chuva. Ela começou a cair com mais intensidade após 2h30min de prova. Assim, ficou difícil para os pilotos se manterem na pista. Em seguida, as entradas do safety-car. Ele foi acionado na volta 75 para o resgate de um carro atolado na curva Bico de Pato.

Por fim, a visibilidade. Isso aconteceu devido à permanência do carro de segurança na pista por mais tempo que o previsto.

Sendo assim, muitos pilotos entraram nos boxes para fazer a quinta e última parada obrigatória. Decisão não acompanhada por todos, como Cesar Ramos. O piloto permaneceu na pista, com quatro paradas obrigatóriasrealizadas.

Contudo, a possibilidade de punição chamou a atenção da equipe que soltou aquele “box-box-box” no rádio e lá se foi a possibilidade de vitória.

Foram 35 voltas nesse ritmo até ser dada a bandeirada. Isso ocorreu porque a direção de prova queria terminar dentro do limite de 4h30min do regulamento.

Ao final da prova, levantaram o caneco pelo Campeonato Endurance Challenge:

Porsche Carrera

  • Cup: Christian Hahn e Diego Nunes
  • Sport: Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande
  • Rookie: Adroaldo

Porsche Challenge

  • Geral: Nelson Marcondes e Renan Guerra
  • Sport: Josimar Junior e Sergio Ramalho
  • Rookie: Sadak leite e Fabio Carbone

500 Milhas da Granja Viana

Todavia, nem só de carros vive o automobilismo. A 35km de distância de São Paulo, o Kartódromo da Granja Viana recebia a sua tradicional prova de longa duração dos pequenos carrinhos: as 500 Milhas de Kart.

Válida pelo Campeonato Brasileiro de Kart Endurance, 19 equipes se inscreveram para a prova. A largada foi tranquila, como deve ser em provas de longa duração. Afinal, a previsão era de concluir as 500 milhas em 6h.

Foi assim durante cerca de 2h30min. Assim como ocorreu em São Paulo, São Pedro jogou bastante água sobre o kartódromo localizado em Cotia. Ou seja: a prova teve de ser interrompida por cerca de 1h40min.

Contudo, havia um detalhe a ser considerado. Da mesma forma que acontece nos treinos livres da Fórmula 1, o cronômetro não foi zerado. Em resumo, quando a direção de prova liberou a pista, restavam cerca de 1h50min para concluir a competição.

Endurance e suas regras

Uma das grandes graças das provas de longa duração são as regras diferenciadas. Por exemplo, as paradas obrigatórias. Segundo o regulamento, as equipes deviam ir aos boxes quatro vezes. Uma das paradas deveria ser de 15 minutos, enquanto as demais necessitavam de “apenas” cinco minutos.

Porém, a interrupção diminuiu o número para três, retirando a obrigatoriedade de uma das de cinco. Lendo assim, parece confuso. Mas não era.

Essa alteração foi crucial para as estratégias da prova.

Quando restavam 30 minutos para o encerramento, o ritmo ficou frenético. A equipe comandada por Gaetano di Mauro começou a perder ritmo. O piloto da Conceito Eletric perdeu posição para Leonardo Reis, da Car Racing.

Até houve um ensaio de disputa pela ponta, mas Reis manteve o domínio e partiu para o abraço nos companheiros com 14 segundos de vantagem sob Di mauro. Em terceiro, a 27 segundos dos campeões, chegou o outro kart da equipe Car Racing, comandado por Alberto Catucci.

Encerradas as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, o resultado final ficou assim:

  1. Car Racing (301) – 236 voltas
  2. Conceito Eletric – a 13.728
  3. Car Racing (293) – a 27.400
  4. Car Racing / D Store – a 1 volta
  5. Team FAUGO – a 3 voltas
  6. (S) Cavaleiro Sports I – a 4 voltas
  7. (S) MV Racing – a 5 voltas
  8. (S) Cavaleiro Sports II – a 5 voltas
  9. (S) DRC – a 5 voltas
  10. MFS – a 5 voltas
  11. GG Motorsport – a 6 voltas
  12. MFS Racing / FIA Girls – a 6 voltas
  13. Federação Paranaense / Bravar – a 7 voltas
  14. Ipatinga Racing – a 8 voltas
  15. Tony Kart / FAUESC – a 19 voltas
  16. Ken Racing / FPARN – a 39 voltas
  17. (S) Grigoletto Racing – a 62 voltas
  18. (S) Tony Kart / D Racing – a 69 voltas
  19. DQ BR Goffredo – desclassificado por falta de peso

Fonte: Portal Kart Motor

500 Milhas de Kart Rental

Quem disse que corridas Endurance não servem para karts de aluguel, não sabe do que fala. Enquanto os pilotos das competições acima descansavam após um sábado intenso, os kartistas gaúchos aproveitaram a madrugada para as 500 Milhas de Kart Rental.

Afinal, já é tradição no Rio Grande do Sul as provas de longa duração começarem à meia noite. Prova disso são as tradicionais 12 Horas de Tarumã, que neste ano ocorrem nos dias 17 e 18 de dezembro.

Durante entrevista à transmissão feita pelo Canal Curva do S, Tiago Milioli (um dos organizadores da prova, pela CKA Kart), confirmou a participação de 42 karts no evento que ocorreu no Kartódromo do Velopark.

Ao longo de 12 horas, os mais de 250 pilotos inscritos disputaram as curvas da pista VP1500. Ao contrário do que ocorreu em São Paulo, não choveu no Rio Grande do Sul.

Aliás, mesmo faltando poucas voltas para o fim, o que se via eram os líderes sentarem a bota. O que é uma atitude impressionante, porque competir com esse afinco após 720 minutos – mesmo dividindo com outros pilotos – não é fácil.

Quem pratica o automobilismo virtual sabe muito bem disso.

Os campeões

Mesmo assim, os pilotos do kart #26 da Kart Brother’s foram os campeões na categoria Leves. Pela categoria pesados, quem levantou o caneco foi o kart #31 da equipe Kart in Senna KMKZY Team.

Confira os cinco primeiros de cada categoria:

Leves

  1. Kart Brothers 1 – 544 voltas
  2. Kart Brothers 2 – + 1 volta
  3. Gravina Performance 2 – + 2 voltas
  4. Patetas Racing Team 4 – + 2 voltas
  5. Biansini Kart Cup 1 – + 3 voltas

Pesados

  1. Kart in Senna KMKZY Team – 539 voltas
  2. Biansini Kart Cup 3 – + 4 voltas
  3. Kart in Senna KMKZY TGold – + 4 voltas
  4. Karteasy Team 2 – + 5 voltas
  5. Patetas Racing Team 3 – + 5 voltas