Uma mistura de sentimentos na estreia do Gaúcho de Kart

Jean Picolotto, do programa Piloto Push to Cast, conta como foi sua primeira experiência em competição de kart próprio

Jean Picolotto e equipe Mittag Racing - Divulgação
Jean Picolotto (macacão vermelho) faz parte da equipe Mittag Racing (Foto: Divulgação)

Ansiedade. Nervosismo. Euforia. Preocupação. Estes são alguns sentimentos que permeiam a primeira vez de alguém em qualquer nova atividade que se proponha a fazer. Por isso, não seria diferente na vida do piloto Jean Picolotto, que “mudou de ares” e investiu nas competições de kart próprio neste 2024.

Não que esse tipo de evento seja novidade para Picolotto. Há algum tempo, o piloto da Serra gaúcha acompanha algumas competições da modalidade. Por exemplo, integrou a equipe da Mittag Racing no Sul-Brasileiro de Kart, realizado este ano no Kartódromo de Pato Branco, na cidade de mesmo nome, no Paraná.

“Apesar de já ter acompanhado eventos assim nos bastidores, competir em um deles traz sensações diferentes”, avalia o kartista. Entre os motivos para essas novas impressões está o fato de ter uma equipe trabalhando firme pelo resultado. “Então, quando você entra na pista, representa todo o time. O peso é maior”, reflete.

Por isso, a definição do time é essencial para quem decide ingressar nessa jornada. Quando se conhece os integrantes – inclusive os proprietários, como é o caso de Picolotto – fica tudo mais fácil.

Como ele mesmo ressalta, há uma sinergia entre todos. Com ajuda mútua, os resultados aparecem.

No caso da estreia de Picolotto, foi assim: conquistou o segundo lugar na categoria F4 Super Sênior. Para a equipe, o bom desempenho de todos os demais competidores presentes no Kartódromo Dante Roveda, em Vacaria, que abriu a temporada 2024 do Campeonato Gaúcho de Kart.

Treino é treino, competição é competição

Quem compete no kart rental sabe que a troca de equipamentos faz parte do processo. Afinal, pode acontecer de um kart estar com defeito ou com baixa competitividade em relação aos demais. E isso sempre resulta em algum tipo de prejuízo ao piloto.

Com Jean Picolotto, aconteceu algo semelhante. Durante os meses de preparação, treinou com um modelo de kart. Porém, percebeu que o equipamento à sua disposição poderia ajudar outro colega de equipe.

Jean Picolotto, Cesar Mittag e o kart - Divulgação
Piloto tem Cesar Mittag (de azul) como mentor nessa transição (Foto: Divulgação)

Assim, trocou de kart na semana do Campeonato Gaúcho de Kart. “Chegamos à conclusão da troca para ajudar ambos. Então, tivemos pouco tempo para tentar extrair o melhor dele”, conta.

Acha que é pouco? Pois, ainda tem mais.

Diferente das competições amadoras – quando o kart é envolvido por uma proteção –, nas de kart próprio os cuidados devem ser redobrados. Mesmo assim, é difícil que o veículo saia “ileso” ao fim do dia.

Picolotto experimentou isso ainda na volta de apresentação da primeira corrida. “Um piloto passou por mim e deslocou meu bico com a roda traseira”, lembra o piloto patrocinado pela Vinícola Galiotto e Prefeitura de Caxias do Sul, e integrante do programa Piloto Push to Cast.

O mesmo problema se repetiu na prova seguinte. Logo no início, um adversário se chocou contra a sua lateral, deixando-o sem controle. Resultado: Picolotto foi para fora da pista, junto com outro competidor. Mesmo assim, conseguiu voltar e garantir pontos, que no final fizeram a diferença.

Evoluir sempre

“Quanto mais você observa, mais percebe que sabe pouco”. É assim, entre risos, que o Piloto Push to Cast entende essa transição do kart rental para o kart próprio. “Acredito que ainda poderemos extrair a melhor configuração do equipamento, onde há muito potencial.”

Ao mesmo tempo, Picolotto avalia que há espaço também para evoluir o processo como um todo, indo desde o preparo físico, até às questões emocional e material. E, claro, na pilotagem, já que divide a pista com pilotos rápidos e mais experientes.

Nesse sentido, ele pretende sentar com a equipe e fazer uma análise mais detalhada da etapa de Vacaria. Tanto no que funcionou quanto no que não funcionou tão bem assim. Tudo para chegar com mais possibilidade de brigar na frente na próxima etapa, que ocorre no Kartódromo de Guaporé, em Guaporé, na Serra Gaúcha.

Até chegar o dia da prova – marcada para 23 de junho – Picolotto e a Mittag Racing continuarão com os treinos com este novo equipamento. Afinal, todo piloto precisa melhorar, independente de sua experiência.


O programa Piloto Push to Cast tem o objetivo de acompanhar a trajetória de pilotos de kart e de automobilismo pelo Brasil e publicar em seus canais de comunicação. Caso tenha interesse em fazer parte do Piloto Push to Cast, entre em contato pelo e-mail rodrigo@pushtocast.com.br

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